Lula demite Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes no Ministério das Mulheres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse à nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes, nesta segunda-feira, 5. Ela assume o cargo após Lula exonerar Cida Gonçalves, no cargo desde janeiro de 2023. Esta é a segunda troca de ministros em menos de uma semana.

A troca será oficializada ainda hoje, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social. Márcia Lopes já trabalhou com Lula quando foi ministra do Desenvolvimento Social (MDS) em 2010, no último ano do segundo mandato do petista.

A demissão de Cida já estava no radar do governo desde o fim do ano passado. Segundo revelado pela coluna Bastidores, a vereadora Aava Santiago, do PSDB, foi cotada para o cargo. A indicação já estava acertada há meses e deveria ser oficializada agora em maio, mas mudanças políticas recentes fizeram Lula mudar de ideia. 

Outra troca ocorreu na última sexta-feira, 2. Lula aceitou o pedido de demissão de Carlos Lupi, que pediu para sair em meio a uma investigação da Polícia Federal que revelou desvios bilionários em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O ex-deputado e  secretário-executivo da pasta, Wolney Queiroz, assume a pasta.

Veja as 12 trocas de ministros desde o início do mandato:

  • Gabinete de Segurança Institucional (GSI): o general Marcos Antônio Amaro substituiu o também general Gonçalves Dias;
  • Direitos Humanos: Macaé Evaristo (PT) assumiu o cargo após a demissão de Silvio Almeida;
  • Secretaria de Comunicação Social: o publicitário Sidônio Palmeira substituiu Paulo Pimenta (PT);
  • Turismo: Daniela do Waguinho (União) substituiu Celso Sabino (União);
  • Esportes: André Fufuca (PP) substituiu Ana Moser (sem partido);
  • Portos e Aeroportos: Silvio Costa Filho (Republicanos) assumiu, e Márcio França (PSB) foi remanejado para o Ministério de Micro e Pequenas Empresas;
  • Justiça: Ricardo Lewandowski substituiu Flávio Dino, indicado por Lula para uma vaga no Supremo Tribunal Federal;
  • Saúde: Alexandre Padilha (PT) assumiu após a demissão de Nísia Trindade;
  • Relações Instituições: Padilha deixou a pasta para assumir a Saúde e foi substituído por Gleisi Hoffmann (PT);
  • Comunicações: Juscelino Filho entregou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em investigação sobre desvio de emendas parlamentares, e Frederico de Siqueira Filho assumiu;
  • Previdência Social: Carlos Lupi deixou o ministério após uma investigação da PF que revelou desvios em aposentadorias e pensões do INSS e foi substituído por Wolney Queiroz, que era secretário-executivo da pasta;
  • Mulheres: Cida Gonçalves foi exonerada para entrada de Márcia Lopes.

Nota da Secom na íntegra

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse, na manhã desta segunda-feira, 5 de maio, à assistente social e professora Márcia Lopes para o cargo de ministra das Mulheres, até então ocupado por Cida Gonçalves. A exoneração de Cida Gonçalves e a nomeação de Márcia Lopes serão publicadas ainda hoje, em edição extra do Diário Oficial da União.”

O post Lula demite Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes no Ministério das Mulheres apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.