
Chuva registrada alagou ruas e avenidas em diversos bairros da capital, como no Santa Teresa, Aeroporto, Aparecida e no Centro. Região do bairro Olímpico, na zona Oeste, registrou o maior volume de chuvas até a tarde desse domingo (4). Ruas alagas próximo a Maternidade Nossa Senhora de Nazareth
Divulgação/Secom
A forte chuva que atingiu Boa Vista nesse domingo (4) alagou ruas em diversas áreas da cidade, fazendo com que a água invadisse até os corredores da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, a maior de Roraima. O volume de chuva registrado em toda capital foi de ao menos 35 milímetros, segundo a prefeitura.
Imagens feitas por moradores e divulgadas nas redes sociais mostram ruas e avenidas embaixo d’água em bairros como o Santa Teresa, Bairro dos Estados, Aeroporto, Aparecida, Doutor Silvio Leite e Centro. Nas primeiras horas de chuva, avenidas como a Ataíde Teive e Brigadeiro Eduardo Gomes ficaram alagadas.
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Procurada pelo g1 nesse domingo (4), a prefeitura de Boa Vista afirmou que, em 12 horas, a capital foi atingida por 35 milímetros de chuvas. A média esperada para o mês de maio não foi informada.
A região do bairro Olímpico, na zona Oeste, foi a que registrou o maior volume de chuvas: 53,67 mm. Por volta das 16h, momento em que a chuva estava mais intensa, foram 18,11mm nesta área, segundo a prefeitura.
Durante as chuvas, a Defesa Civil Municipal recebeu um chamado para prestar apoio para remoção de uma família no bairro Mecejana. Segundo a prefeitura, “equipes da Patrulha da Chuva fizeram monitoramento de pontos críticos e a limpeza da rede de drenagem para melhorar o escoamento da água”.
A chuva também invadiu corredores na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, localizada no bairro São Pedro, e atingiu o Hospital Geral de Roraima (HGR). Imagens mostram servidores tentando escoar a água dos locais.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), responsável pelas unidades, ruas do entorno dos hospitais apresentaram “comprometimento no sistema de drenagem, e, com as fortes chuvas, ocorreu grande acúmulo de água, o que prejudicou as unidades hospitalares”.
“A Sesau esclarece ainda que setores como UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e Centros Cirúrgicos não foram acometidos com a chuva. E os atendimentos de urgência e emergência foram mantidos sem interrupções, e os pacientes internados receberam todo cuidado necessário”, ressaltou o órgão.
Maternidade Nossa Senhora de Nazareth com os corredores e leitos alagados
Arquivo pessoal
Alerta amarelo
🟡 Nesse domingo, Roraima estava sob alerta amarelo de chuvas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na manhã desta segunda-feira (5), o instituto manteve o alerta de chuvas intensas para todo o estado.
O alerta amarelo aponta a previsão de “perigo potencial”. Ele prevê um volume de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Nessa classificação, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. No entanto, o Inmet recomenda que, se possível, as pessoas evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. O alerta deve encerrar na terça-feira (6), às 10h.
Além disso, as orientações são para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
LEIA TAMBÉM:
Instituto emite novo alerta de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h para Roraima
Veja a previsão do tempo para a capital Boa Vista
Veja imagens das ruas alagas em pontos da cidade:
Feira da Avenida Ataíde Teive, no bairro Doutor Sìlvio Leite, alagada devido as chuvas
Arquivo pessoal
Posto de gasolina no Centro totalmente alagado
Arquivo pessoal
Rua Lourival Soares, no Bairro Santa Teresa, alagada
Arquivo pessoal
Alagamento na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes
Arquivo pessoal
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.