Vereador é investigado em ação que flagrou máquina da prefeitura em atividade clandestina de extração de areia

O vereador André Venâncio da Silva (UB), o André Ferruado, de Santa Tereza de Goiás, é investigado suspeito de participar de um esquema de extração ilegal de areia no leito do Rio Santa Tereza, no município. A ação, inclusive, prendeu dois homens neste domingo, 4, além de apreender uma pá carregadeira da Prefeitura Municipal em plena atividade clandestina. 

LEIA TAMBÉM

Investigado em operação contra o PCC trabalhou em gabinete e na CCJ da Câmara de Goiânia

Vereador de Caldas Novas é preso durante operação contra fraudes tributárias praticadas por funcionários da prefeitura

Ferruado só não foi preso porque a Polícia Civil de Goiás (PC-GO) não conseguiu encontrá-lo, de acordo com a corporação. A área onde o flagrante foi realizado apresentava sinais evidentes de degradação ambiental, como erosões nas margens do rio, ausência de contenção da água residual e falta de qualquer estrutura técnica mínima para a atividade.

“Os detidos estavam trabalhando mais cedo no local. Existem informações firmes de que esse vereador está envolvido. Ele não é considerado procurado, visto que não tem um mandado de prisão expedido contra ele”, explica o delegado Hermison Victor.

A ação foi acompanhada por autoridades do município, como secretários e a própria prefeita, Leia Mendonça dos Reis Borge (UB). Conforme o delegado, nenhuma licença ambiental foi apresentada, apesar de reiterados pedidos da PC ao advogado e aos responsáveis pela atividade. 

Hermison diz que, mesmo que venha a existir a licença para extração, a atividade era exercida ilegalmente pela ausência de licença ambiental, assim como o descumprimento de condicionantes e exigências técnicas, o que se agrava ainda mais diante do uso de maquinário público para fins privados.

O caso, denunciado por vereadores da cidade, foi encaminhado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que poderá adotar as medidas administrativas cabíveis. O Jornal Opção procurou a Prefeitura de Santa Tereza para que se posicionasse, mas não obteve retorno. A defesa do vereador não foi localizada. 

O post Vereador é investigado em ação que flagrou máquina da prefeitura em atividade clandestina de extração de areia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.