O coordenador de sanções do Departamento de Estado dos Estados Unidos, David Gamble, deve desembarcar no Brasil na próxima segunda-feira, 5, para discutir possíveis punições ao ministro Alexandre de Moraes (STF). Para o presidente Donald Trump, Moraes estaria promovendo censura ao bloquear perfis de redes sociais e perseguindo conservadores.
Em Brasília, David deve se reunir com o senador Flávio Bolsonaro (PL), e possivelmente com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A visita foi mediada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que se licenciou de suas funções na Câmara para permanecer nos EUA.
O ex-presidente foi recentemente defendido no X (antigo twitter) por Elon Musk – dono da plataforma -, com quem Moraes trava uma batalha pelo acesso à informações, principalmente por contas com publicações antidemocráticas e golpistas.
Em fevereiro, Musk também fez um post sugestivo sobre possíveis sanções ao ministro, ao responder um post que dizia : “Alexandre de Moraes: Big tech é uma ‘máquina fascista’ de poder e lucro”. Elon Musk provocou: “De Moraes possui propriedades nos Estados Unidos?”
Sobre Bolsonaro, Musk disse que inelegibilidade é uma “tirania”. Ele republicou um post que mencionava o ex-presidente e outros líderes de direita mundial, sugerindo que eles estavam sendo desfavorecidos, em nome da “proteção da democracia”. O ex-presidente está inelegível até 2030, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, de acordo com decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de 2023.
O integrante do governo Trump chega ao Brasil para tratar também de segurança pública. Além do ministro, as punições podem ser aplicadas a outras autoridades, como juízes auxiliares do ministro ao procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Entre as punições previstas, está a proibição da entrada de Moraes nos Estados Unidos e o bloqueio financeiro dele, a fim de impedir que ele negocie com cidadãos e empresas nos EUA ou com instituições financeiras que tenham negócios com os EUA.
Leia também:
- Ao vencer o X de Elon Musk, Alexandre de Moraes se tornou um ministro global e sua ação despertou outros países
O post Governo Trump vem ao Brasil para tratar de sanções a Moraes apareceu primeiro em Jornal Opção.