Floresta, no Sertão pernambucano, realiza hoje mais uma noite do “Floresta em Serenata”, evento que levou música e moradores às ruas do centro histórico da cidade. Com paradas em frente a casas antigas e participação de artistas locais, como Gatão e Banda e a cantora Lila, a programação começou ontem com um “esquenta” de serestas e sucessos antigos. O evento atraiu tanto moradores quanto visitantes e pretende resgatar a tradição das serenatas no interior do estado.
A proposta é tornar a celebração um marco cultural permanente, com edições anuais. Segundo a prefeita Rorró Maniçoba (PP), o objetivo é garantir apoio institucional para que a serenata entre no calendário oficial de eventos de Pernambuco. “Criamos esse projeto para resgatar e fortalecer a nossa cultura. Já estamos dialogando com o governo do estado e a Empetur para consolidá-lo”, afirmou.
A iniciativa tem ganhado força como forma de valorizar o patrimônio imaterial e movimentar a cidade com uma programação voltada à memória afetiva e à musicalidade regional. Com cortejos pelas ruas e estações montadas em frente às residências, o evento aposta no encontro entre passado e presente para reunir gerações em torno de canções que marcaram época.