Por Betânia Santana
Do Blog da Folha
Cinco candidatos se inscreveram para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores no Recife. As inscrições terminaram nessa sexta-feira em todo o país. O Processo de Eleição Direta (PED) acontece em 6 de julho.
A surpresa na capital pernambucana ficou por conta da vereadora Kari Santos que retirou o apoio à candidatura do professor Paulo Alcântara, indicado pelo deputado estadual João Paulo. Os dois defenderam sua eleição no ano passado, para o primeiro mandato.
“Não posso condicionar os rumos do PT apenas aos apoios eleitorais que eu tive, assim como não vou contrariar a decisão coletiva tomada por minha corrente no estado. Apresentamos o nome de Pedro, mas infelizmente ele não ganhou a adesão dos nossos companheiros da CNB”, argumentou.
Leia mais
A corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) inscreveu dois candidatos, O outro é o ex-vereador Jairo Brito, apresentado pelo senador Humberto Costa e que agora tem o apoio da vereadora.
“João Paulo e Pedro mantiveram a candidatura. Eu me organizo coletivamente com o senador Humberto Costa e outras lideranças do PT no estado. E a CNB vai ter uma única candidatura no Recife, que é Jairo Brito”, enfatizou Kari Santos.
Manutenção
O deputado João Paulo disse ter sido pego de surpresa com a decisão da vereadora, que assinou o manifesto propondo o nome de Pedro Alcântara como um caminho de renovação para a legenda. “Não sei o que aconteceu, mas a candidatura de Pedro está mantida”, colocou o deputado.
Cientista político e professor, Pedro Alcântara informou que ainda vai discutir junto ao partido a possibilidade de a CNB ter dois nomes na disputa. “Vou esperar a poeira baixar para entender isso e decidir o que vamos fazer”, declarou. As mudanças nas inscrições podem acontecer até o próximo dia 26.
Outros candidatos
Também registraram suas chapas o secretário-executivo de Meio Ambiente do Recife Jefferson Maciel, da Alternativa Socialista Democrática, ligado ao grupo do vereador Osmar Ricardo e do secretário de Meio Ambiente da cidade, Oscar Barreto; a secretária da Mulher do PT, Paula Menezes; e o atual presidente, Cirilo Mota, que está no cargo desde 2019.
Leia menos