Passou perto, na trave. A vereadora Aava Santiago, do PSDB, quase foi nomeada ministra das Mulheres do governo Lula. Segundo fontes de Brasília ouvidas pela coluna Bastidores, a indicação já estava acertada há meses e deveria ser oficializada agora em maio . No entanto, as reviravoltas políticas recentes teriam feito com que Lula mudasse de ideia.
Segundo apurado pela coluna, Aava se reuniu com Alexandre Padilha em janeiro deste ano, quando ele ainda liderava a pasta das Relações Institucionais, para fazer o convite e acertar os detalhes. Pouco tempo depois, a parlamentar de Goiânia se encontrou com Lula, que deu a certeza para a nomeação da tucana, mas pediu: Por enquanto, não fale nada.
Contudo, os planos da vereadora foram frustrados. Após a informação de que, fundido com o Podemos, o partido de Aava poderia se federar com o Republicanos, Lula optou por chamar Márcia Lopes, irmã de Gilberto Carvalho — um dos auxiliares de tradição de Lula. A ligação do presidente a Márcia ocorreu na noite desta sexta-feira.
Lula e Aava devem se encontrar na próxima segunda-feira, 5, quando o mandatário vai explicar a ela sua decisão.
(T.P.)
O post Após ser substituída por Márcia Lopes, Aava Santiago vira “quase-ministra” de Lula apareceu primeiro em Jornal Opção.