
O pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em homenagem ao Dia dos Trabalhadores e Trabalhadores, comemorado neste 1º de maio, repercutiu no Congresso pela atualidade dos temas em tramitação tanto na Câmara quanto no Senado.
“As lutas das trabalhadoras e trabalhadores são as mesmas do governo e a nossa no parlamento: redução da jornada 6×1 e isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil. Em sua mensagem pelo Dia do Trabalho, o presidente Lula listou os muitos avanços dos últimos anos, após anos de prejuízos e retrocessos para a classe trabalhadora, e reafirmou seu compromisso com a reconstrução do país”, avaliou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
A deputada diz que o dia 1º de Maio é para reafirmar o compromisso com quem constrói esse país com o suor do próprio trabalho.
Leia mais: 1º de Maio: Lula diz que vai aprofundar debate sobre fim da escala 6×1
“Estive essa semana na Marcha dos Trabalhadores, em Brasília, para levar a força das ruas ao Congresso: defender jornada justa, tributar os super-ricos, valorizar as mulheres trabalhadoras e garantir direitos. Seguimos na luta, sempre ao lado da classe trabalhadora”, afirmou a parlamentar.
A deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) avalia que o presidente Lula reafirma o seu compromisso com a classe trabalhadora.
“Em pronunciamento no rádio e na televisão, ele afirmou que o governo federal vai aprofundar as discussões sobre o fim da escala 6×1! Nós já estamos nessa luta, pautando no Congresso Nacional o PL 67/2025, que trata da implementação da escala 5×2 para os trabalhadores brasileiros”, afirmou a deputada.
Além disso, a parlamentar diz que Lula tratou dos importantes avanços que o país teve desde o início do seu governo e também mencionou o projeto que trata de isentar quem ganha até R$ 5 mil de declarar o Imposto de Renda. “É assim que se posiciona um governo verdadeiramente comprometido com o seu povo”, considerou.
Redução da jornada
O senador Paulo Paim (PT-RS) diz que Lula falou sobre várias conquistas para os trabalhadores e destacou a luta pela redução da jornada de trabalho.
“A PEC 148/2015, de minha autoria, propõe a redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais sem redução de salário. Essa é uma tendência mundial que o Brasil precisa adotar, garantindo mais qualidade de vida e a geração de novos empregos”, disse o senador.
A proposta determina a redução imediata da jornada semanal para 40 horas, diminuindo uma hora por ano até atingir o limite de 36 horas. O senador Rogério Carvalho (PT-SE), relator da PEC, já apresentou parecer favorável à medida, com a garantia de dois dias de repouso semanal e a irredutibilidade salarial durante a transição.
“Lula mostrou, mais uma vez, porque é o cara. Em pronunciamento ao povo brasileiro ele falou sobre o apoio aos empreendedores, o fim da escala 6×1, a redução do IR e o desmonte da quadrilha do INSS criada durante o governo Bolsonaro”, avaliou o senador Humberto Costa (PT-PE).
O post Parlamentares destacam fala de Lula sobre pautas em prol dos trabalhadores apareceu primeiro em Vermelho.