DenaSUS vai realizar auditoria nas maternidades de Goiânia

O Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) deve realizar auditoria nas três principais maternidades públicas de Goiânia: Hospital e Maternidade Dona Iris, Maternidade Nascer Cidadão e Maternidade Célia Câmara. A informação foi confirmada pela vereadora Aava Santiago (PSDB), que se reuniu com o diretor do departamento, Rafael Bruxellas.

A reunião foi marcada pelo diretor, como forma de prestar esclarecimentos sobre o planejamento da auditoria e compartilhar o cronograma das próximas etapas. Foram tratados detalhes do calendário de ações, que inclui uma fase inicial de análise documental, que já está em curso, e uma segunda fase com visitas presenciais às unidades de saúde, que devem ocorrer nas próximas semanas.

O Ministério da Saúde confirmou a auditoria em 16 de abril, após oficial protocolado por Aava em março. A iniciativa ocorre em meio a denúncias de precarização dos atendimentos na rede materno-infantil de Goiânia.

Ao enviar o ofício, Aava se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para apresentar um panorama da situação crítica nas maternidades e solicitar apoio federal emergencial.

O DenaSUS informou que “diante das informações contidas no ofício e nos documentos anexos, este Departamento deliberou pela realização de auditoria em relação ao caso”. A solicitação foi incluída no planejamento da unidade, seguindo diretrizes do Plano Anual de Auditoria Interna (PAA), com prioridade para execução no menor prazo possível.

No encontro, Aava afirmou que a medida é urgente. “Essa reunião foi fundamental para garantir que a auditoria não apenas ocorra, mas que aconteça com a celeridade e seriedade que a situação exige. O diretor nos confirmou que o tema está no radar e que há empenho em dar uma resposta rápida. Seguiremos acompanhando cada etapa para garantir transparência e responsabilização”, disse.

A solicitação ocorre em meio a mudanças na saúde da capital. A Secretaria Municipal de Saúde anunciou que a Maternidade Célia Câmara deixará de atender casos de urgência, passando a funcionar com foco em atendimentos ambulatoriais e de menor complexidade. Com isso, a sobrecarga nos atendimentos de urgência será transferida para as maternidades Dona Iris e Nascer Cidadão.

Leia também

Ministério da Saúde solicita auditoria nas maternidades públicas de Goiânia

O post DenaSUS vai realizar auditoria nas maternidades de Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.