O segundo edital do Programa CNH Emprego na Pista continua com as inscrições abertas para 325 vagas para exclusivas para motofretistas nos municípios de Florianópolis, Blumenau, Concórdia, Rio Negrinho e Videira. O Programa, que é uma iniciativa do Governo do Estado, capitaneada pelo Detran/SC, é uma ação social voltada à empregabilidade e vai ofertar até 30 mil Carteiras de Habilitação, gratuitamente, para as categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus), e E (carreta), além de mudança ou adição de categoria. O Programa permite que milhares de cidadãos tenham acesso a oportunidades de emprego que exijam habilitação e vai retirar diversos profissionais da informalidade.
:: Para se inscrever acesse o link
Nesta etapa estão sendo contemplados com as vagas para cursos de motofretista, com a parceria do SEST/SENAT e da Espaço do Trânsito de Blumenau. Após o curso será incluído o Exercício de Atividade Remunerada (EAR) na CNH para aqueles que queiram trabalhar, assim como para quem já trabalha estar formalizado. O objetivo é preparar melhor o motofretista para o mercado de trabalho. Até o fim de 2025 serão ofertadas para os motofretistas e quem deseja trabalhar na área mais de cinco mil vagas.
O Programa CNH Emprego na Pista tem uma característica ímpar, sem igual em nenhum outro estado do Brasil, porque ele visa não apenas atender a questão social, mas também a geração de emprego e renda através da CNH. E com o edital que está aberto, nós contemplamos os motofretistas. Lembrando ainda que a distribuição das vagas será por sorteio ao término das inscrições. E mais um aviso importante, o Programa é totalmente gratuito, explica o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa.
Esse é o segundo edital de outros que serão lançados ao longo deste ano e de 2026, oferecendo vagas nos municípios onde houver a adesão de Centros de Formação de Condutores, médicos e psicólogos, que serão os grandes parceiros do Programa CNH Emprego na Pista, assim como a ENA – Escola de Governo e o SEST SENAT.