Equipe goiana é premiada no “Oscar do Design” na Alemanha

Goiás foi um dos destaques no iF Design Awards 2025, reconhecido internacionalmente como o Oscar do Design, após uma equipe de designers goianos conquistar a Branding Corporativo. A premiação aconteceu na segunda-feira, 28, em Berlim, na Alemanha.

LEIA TAMBÉM

Projeto de PPP de Goiânia é finalista de prêmio internacional da ONU

Goiás recebe prêmio internacional por inovação na gestão pública

A identidade visual, que foi desenvolvida pela equipe goiana BR/BAUEN para a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), concorreu com empresas como o Itaú – maior conglomerado financeiro privado do Brasil. Ao todo, a edição 2025 do evento teve mais de 11 mil projetos inscritos de 100 países, que foram avaliados por um júri formado por 130 especialistas internacionais, entre eles cinco brasileiros.

“É muito gratificante ver essa escala, ver um time brasileiro ter um trabalho destacado, concorrendo com outros times internacionais, empresas gigantes de todo o mundo. Ver as nossas marcas, as nossas empresas subindo ao palco e estando ali junto de marcas como a Apple, a Sony, a Ferrari é gratificante”, explica o diretor da BR/BAUEN, Rodrigo Francisco, ao Jornal Opção.

O projeto da FAAP se destacou pelo olhar sistêmico aplicado a uma marca autoral e histórica, equilibrando passado, presente e futuro, de acordo com Rodrigo. Segundo ele, o diferencial está na aplicação do design estratégico para gerar valor e criar alavancas de construção de cultura para as empresas e não apenas como estética ou tendência. 

Para o diretor, o prêmio reforça o potencial criativo de Goiás, projetando o Estado no mapa global do design e inspirando uma nova geração de profissionais a apostar em soluções ousadas, relevantes e conectadas com o futuro. 

“Todos que participaram do projeto são de Goiás. São pessoas que estudaram no SENAC, na Federal [UFG], que estudaram na PUC. Um total de mais de 1.500 pessoas envolvidas, desde pesquisa até a premiação”, conta ao afirmar que Goiás é um polo de criatividade e de pensamento contemporâneo.

Criação do projeto 

Conforme Rodrigo, o projeto começou a ser desenvolvido em 2022. A criação foi complexa e exigiu uma pesquisa detalhada sobre a história da FAAP – instituição filantrópica brasileira sediada em São Paulo desde 1947. Para fazer o levantamento, foi necessário a colaboração de universidades, estudantes e profissionais envolvidos.

“A gente pôde mergulhar nos arquivos do negócio, entender como a linguagem da marca se moldou até o ano do projeto, que foi quando eles estavam completando os 75 anos. Então é um processo que de fato colabora muito com o negócio”, reforça. 

O iF Design Awards foi criado em 1954, como parte da tradicional Feira de Hanôver e, desde então, é realizado há 71 anos, na Alemanha. Ele tem como objetivo celebrar a excelência em categorias como produto, embalagem, comunicação, design de interiores, conceito profissional, design de serviço e arquitetura.  

“Para nós, essa premiação tem um significado mais amplo, pois quando o potencial de iniciativas locais, na área do Design, é reconhecido no cenário internacional, isso também contribui para valorizar o empreendedorismo criativo goiano”, concluiu Rodrigo.

O post Equipe goiana é premiada no “Oscar do Design” na Alemanha apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.