A Art Déco, uma das principais manifestações artísticas de Goiânia, foi comemorada na noite desta segunda-feira, 28, na capital. O evento, realizado na Antiga Estação Ferroviária de Goiânia, contou com a presença de autoridades, como o governador Ronaldo Caiado (UB) e o prefeito Sandro Mabel (UB).
O evento também contou com a abertura da campanha “Goiânia Art Déco – 100 Anos”, que busca valorizar um dos estilos arquitetônicos e artísticos mais marcantes do século XX e que se tornou parte da identidade urbana da capital goiana.
A Art Déco deu forma à identidade visual de Goiânia. A cidade foi concebida desde o início com a arquitetura deco, fazendo com que seja reconhecida nacionalmente e tombado pelo IPHAN. O acervo goianiense é um dos maiores do mundo.
Em coletiva de imprensa, o prefeito Sandro Mabel reconheceu a importância da Art Déco para a capital. “É uma arquitetura que marcou Goiânia e a capital deve reviver essas obras, essa arquitetura e estamos aqui para comemorar seu centenário. No projeto teremos atividades, exposições, discussões e palestras para celebrar o estilo, comemorar tudo que vivenciamos por conta dessa arquitetura”, afirmou.
“A campanha tem como objetivo renovar e reestrutruar a Art Déco em Goiânia para trazer mais pontos turísticos para a capital. Além disso, haverá uma série de medidas para o Centro de Goiânia, como a iluminação que já vem sendo trocada, a retirada de moradores de rua, que iremos tratar o problema, e a revitalização da Rua 8. Tudo isso para que mais pessoas visitem a capital”, continuou.
Para Mabel, a revitalização da arquitetura Déco também deve passar pela revitalização do Centro de Goiânia. “Queremos trazer vida para o Centro, revitalizá-lo, trazer população. Queremos colocar 25 mil pessoas para morar na região pois assim teremos um centro mais pujante, com comércios, supermercados e fazer com que o Centro de Goiânia se torne um lugar de lazer para família”, relata.

Leia também
Yara Nunes: “Patrimônio Art déco de Goiânia está em estado terrível, mas há tempo para resgatá-lo”
O post Com projeto comemorativo, Mabel aposta no Art Déco para turbinar turismo em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.