Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
O projeto do Governo do Estado que autoriza o empréstimo de R$ 1,5 bilhão deve ser aprovado, nesta terça-feira (29), na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe).
O presidente do colegiado, o deputado Alberto Feitosa (PL), afirmou, na tarde desta segunda-feira (28), que a proposta foi analisada pelo relator na semana passada, Waldemar Borges (PSB), e a conclusão foi de que o texto atende à constitucionalidade exigida pela CCLJ.
Leia mais
“Vamos votar amanhã e eu mesmo darei voto favorável acompanhando o relator, em caso de empate”, declarou Feitosa. Segundo ele, no entanto, o projeto deve receber algumas emendas que estão sendo analisadas pela equipe técnica da Comissão.
A Comissão pediu dois pedidos de informações ao Estado sobre a matéria, nos dias 2 de março e 15 de abril. Como o Poder Executivo enviou respostas elucidativas, o presidente da CCLJ decidiu pautar o texto nesta terça.
Noronha fica para depois
Já a sabatina com o indicado para assumir a administração de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, não tem data para ocorrer na CCLJ. O advogado está na cota do Avante e foi indicado pela governadora Raquel Lyra para o cargo. O nome dele não é consenso entre os parlamentares.
Segundo Feitosa, lideranças e partidos não estariam de acordo com a indicação. Além disso, o clima entre o Governo e a Casa ainda continua tenso. Questionado sobre o que estaria faltando para que a sabatina fosse pautada, Feitosa respondeu: “Permanece o mesmo sentimento na Casa, de que não há ainda condições para a gente pautar essa matéria. Falta o Governo tentar demonstrar que não quis desdenhar, desprestigiar ou ultrapassar as prerrogativas da Alepe”, afirmou.
Ele se referiu à desistência da governadora, que recuou da indicação de Walber Santana para o cargo de administrador na véspera de ele ser sabatinado na Alepe. Nos bastidores, entretanto, circula a informação de que o entrave para a sabatina é o atraso na liberação das emendas parlamentares.
Nesta segunda-feira, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), chegou a cobrar as emendas à governadora publicamente, durante a abertura do 8º Congresso dos Municípios de Pernambuco. Raquel Lyra aproveitou e também cobrou dele a aprovação do empréstimo de R$ 1,5 bilhão.
Leia menos