São José impulsiona MEIs com orientação, formalização e espaço para vendas

A Prefeitura de São José oferece apoio completo aos microempreendedores individuais (MEIs). De acordo com o Painel do Mapa de Empresas, ao longo deste ano mais de 3 mil novos MEIs foram registrados em São José. O atendimento ao cidadão começa no Espaço do Empreendedor, setor que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

São oferecidos serviços de abertura e baixa do MEI, emissão de Guia DAS, emissão de guia DARF, declaração anual do MEI, parcelamento DAS, emissão de boletos de parcelamento, cadastro de inscrição estadual, emissão de certidões e demais esclarecimentos.

“Todos os trabalhadores de São José têm um papel fundamental no desenvolvimento econômico da cidade. O MEI contribui com a diversificação da economia, na inovação, se adaptando às necessidades de mercado”, afirma o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila.

Os microempreendedores que passaram pelo Espaço Empreendedor também tiveram acesso a capacitações, uma parceria público-privada entre a Prefeitura e o Sebrae. Os temas das capacitações foram de acordo com as necessidades dos autônomos: marketing digital, contabilidade e vendas.

Feiras de artesanato

Além do apoio técnico, a Prefeitura de São José permite que os produtos dos pequenos empresários sejam comercializados em duas feiras de artesanato tradicionais de São José: A Feira da Freguesia, que acontece todo segundo domingo do mês, e a Feira do Empreendedor, que acontece aos sábados.

São fornecidos os espaços, energia e segurança da Guarda Municipal nesses eventos que também reúne gastronomia e apresentações artísticas, aumentando as chances de venda dos profissionais independentes.

A empreendedora Paula Costa Amorim Batista, proprietária da Pipoca Carioca, foi uma das microempreendedoras que buscou o apoio do Espaço do Empreendedor e também participa da Feira do Empreendedor. Na época ela participou do programa de aceleração Salto São José 2024.

O projeto é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com o Sebrae-SC, através do programa Cidade Empreendedora. Paula teve acesso a 12 semanas de marketing para aprender a desenvolver o próprio negócio e já conseguiu aumentar o faturamento em 60% no ano.

“Antes eu trabalhava apenas com carrinho de pipoca, depois do Salto São José comecei a trabalhar com eventos. Automaticamente eu comecei a trabalhar com marketing nas redes sociais, o meu negócio cresceu e consequentemente aumentou o meu lucro”, compartilhou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.