A Prefeitura de Goiânia iniciou no sábado, 26, a remoção da gameleira histórica localizada na Avenida Araguaia, no Setor Central. A árvore sofreu um incêndio severo ano passado e está comprometida, com risco de queda, segundo relatório da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). A gameleira será substituída por outras mudas saudáveis.
Com o relatório da Amma, a questão está sendo coordenada pelo Gabinete de Crise Climática. Além desse exemplar, há um plano estratégico que identificou árvores com risco iminente de queda na capital. Todas serão substituídas segundo um cronograma estabelecido pela gestão municipal.
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) foi a responsável pela remoção. Segundo o presidente da empresa pública, Cleber Aparecido dos Santos, a retirada é fundamental para a segurança local. “Fundamental para evitar danos a veículos, imóveis e à rede elétrica, além de proteger a vida de pedestres que circulam pela região, minimizando prejuízos ao patrimônio público e à população local”, destacou.
A gameleira pegou fogo em outubro do ano passado e teve a sua estrutura física comprometida. “Foi constatado que o exemplar de gameleira apresentou queimadura em seu miolo central. Além disso, o excesso de peso em sua formação pode agravar os riscos”, disse a nota que a agência divulgou anteriormente.
Leia também:
Comurg removerá gameleira histórica no Centro de Goiânia após incêndio
Danificar árvores em Goiânia gera multa e outras penalidades
O post Prefeitura inicia remoção de gameleira histórica na Avenida Araguaia apareceu primeiro em Jornal Opção.