Walter Salles vence Prêmio Platino de Melhor Direção por “Ainda Estou Aqui”

Do Gshow

Walter Salles venceu o Prêmio Platino na categoria Melhor Direção por “Ainda Estou Aqui” hoje, na cerimônia realizada em Madri, na Espanha. O filme também foi indicado nas categorias de Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção e Melhor Atriz, com Fernanda Torres, e venceu nas duas. Com isso, o longa saiu com três prêmios.

O diretor não pode estar presente na premiação e foi representado pelo produtor Rodrigo Teixeira. No discurso lido por Teixeira, Walter dedica o prêmio ao cineasta Cacá Diegues, que faleceu em fevereiro deste ano.

“É uma honra receber este prêmio em uma categoria onde tenho tanta admiração pelos diretores indicados. Obrigado ao Prêmio Platino por nos lembrar que o cinema latino-americano é nossa casa. Gostaria de dedicar este prêmio ao mestre que nos deixou há pouco, Carlos Diegues, diretor de filmes fundamentais, como “Bye Bye Brasil”, fundador do Cinema Novo e um dos cineastas que pensou o cinema de forma mais democrática, inclusive. Carlos era um admirador do cinema latino-americano e foi fundamental para que o filmes, como o nosso, pudessem estar aqui hoje. Em um momento de fragilização da democracia no mundo, em um tempo que se tenta borrar a nossa memória, pensadores como Carlos Diegues nos lembram o quanto o cinema é fundamental para combater o esquecimento. Obrigado”, pronunciou Teixeira no texto escrito por Salles.

Leia mais

Veja no registro abaixo o envelope com o resultado do Prêmio Platino de Melhor Direção e o troféu recebido pelas mãos do produtor de “Ainda Estou Aqui”.

A extraordinária trajetória do primeiro filme Original Globoplay, que recebeu três indicações ao Oscar 2025 e trouxe inédita estatueta ao Brasil como Melhor Filme Internacional, não para. Já são mais de 40 prêmios e honrarias ao redor do mundo ao longa de Walter Salles que conta a comovente história de Eunice Paiva (Fernanda Torres), que lidera a família após o desaparecimento do marido, o deputado cassado Rubens Paiva (Selton Mello), no início da década de 1970. Durante a ditadura militar, o ex-político foi levado por militares para prestar um depoimento e nunca mais foi visto. Seu óbito foi reconhecido somente em 1996.

“Ainda Estou Aqui” levou quase 6 milhões de espectadores aos cinemas e está disponível no Globoplay.

Esta foi a 12ª edição do Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano celebrada pela Entidad de Gestión de Derechos Audiovisuales (EGEDA), da Espanha, e pela Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (FIPCA).

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.