A França está liderando uma nova revolução energética na Europa com a instalação de turbinas submarinas para geração de energia a partir das marés, segundo o site espanhol Xataka. O país aposta em uma fonte de energia contínua e previsível, aproveitando as poderosas correntes da Raz Blanchard, um dos estreitos marítimos mais fortes do continente.
A iniciativa recebeu um subsídio de € 31,3 milhões do Fundo de Inovação 2023 da União Europeia. A expectativa é integrar a energia das marés à matriz energética da França e da Europa, oferecendo uma alternativa estável às fontes renováveis intermitentes, como a solar e a eólica.
As turbinas utilizadas são consideradas as mais potentes do mundo para geração de energia a partir das marés. Cada unidade estará equipada com sistemas de controle avançados, capazes de ajustar a velocidade e o ângulo das pás para otimizar a produção de eletricidade. Segundo a empresa, a estrutura marítima dessas turbinas permite sua instalação em apenas 20 minutos.
A energia gerada será transportada para a terra firme através de um único cabo de exportação, uma tecnologia já utilizada em outras conexões submarinas na Europa, como entre a Inglaterra e a Dinamarca. O sistema facilita a integração de várias turbinas.
Apesar de o projeto priorizar a redução dos impactos ambientais e a otimização dos custos, a empresa responsável, a Normandie Hydroliennes, reconhece que desafios poderão surgir, especialmente devido às condições extremas do local e aos possíveis efeitos sobre a fauna e a flora marinhas.
Com previsão de operação a partir de 2028, o NH1 deverá fornecer 34 GWh anuais à rede elétrica da França. Para o futuro, a empresa estima que a energia das marés tenha um potencial de até 100 GW até 2050, capaz de abastecer cerca de 94 milhões de lares em toda a Europa.
Leia também:
Conta de luz vai ficar mais cara após anúncio da Aneel, entenda
Governo propõe tarifa grátis de energia elétrica; saiba como vai funcionar
O post França busca gerar energia através de turbinas no mar apareceu primeiro em Jornal Opção.