A Secretaria Municipal de Saúde de Belém, no Pará, confirmou a morte de um paciente diagnosticado com Mpox (monkeypox). Augusto Demétrio Neto, era cantor e conhecido artisticamente como Gutto Xibatada, faleceu aos 39 anos.
A gestão municipal informou que, após melhora clínica, o homem recebeu alta hospitalar com orientações e seguimento em unidade de referência. Posteriormente, no dia 22 de abril, ele deu entrada novamente no pronto socorro municipal com agravamento do estado de saúde, relacionado à evolução de comorbidades que já existiam e infecções.
Gutto morreu no dia 22 de abril, poucas horas após dar entrada no Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, em Belém (PA). Segundo familiares, o cantor já apresentava sintomas havia cerca de um mês.
A irmã do artista compartilhou vídeos nas redes sociais de Gutto revelando o diagnóstico. “Ele estava escondendo de todos, começou a aparecer em pequenos lugares, bem discretamente. As bolhas acabaram se espalhando e comprometendo a saúde, pois ele era asmático. A doença atacou os pulmões, e ele ficou sem fala, visão e toque. No último dia, estava muito mal, com o nariz obstruído e a boca, pois já não conseguia mais se alimentar”, relatou.
Segundo a Secretaria de Saúde de Belém, foram adotadas todas as medidas clínicas e de isolamento recomendadas pelo próprio Ministério da Saúde.
Leia também:
Aumento de casos de mpox deixa Ministério da Saúde em alerta
Com 160 casos, Secretaria da Saúde confirma transmissão comunitária de Monkeypox em Goiás
O post Paciente diagnosticado com monkeypox morre após complicações da doença apareceu primeiro em Jornal Opção.