O corpo do Papa Francisco chegou, neste sábado (26), à Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde ocorre o sepultamento, em cerimônia privada. Portanto, a despedida final do pontífice ocorrerá sem a presença do público e sem transmissão ao vivo.
Em seguida à celebração da missa de funeral, o caixão com os restos mortais foi em cortejo pelas ruas da capital italiana. No papamóvel, passou por pontos históricos e simbólicos, como o Coliseu, o Fórum Romano e a Igreja Il Gesù, sede da ordem dos jesuítas, à qual Francisco pertencia.
Ao chegar à basílica, os carregadores do caixão fizeram uma pausa diante do ícone de Maria, local onde o Papa costumava orar. Sendo assim, em um gesto de homenagem, crianças levaram flores brancas até o altar.
De acordo com o Vaticano, o cortejo marcou o encerramento da primeira etapa das cerimônias fúnebres. A missa funeral, ou Missa das Exéquias, havia sido conduzida horas antes pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, na Basílica de São Pedro.
Cerca de 50 chefes de Estado acompanharam a celebração. Entre eles, estiveram presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o argentino Javier Milei. No entanto, poucos líderes seguiram para o sepultamento, dada a natureza íntima da cerimônia.
Francisco morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de insuficiência cardíaca. Em seguida ao seu falecimento, teve início o Novendiali, o tradicional novenário de luto e orações em honra ao Pontífice.
Leia também
Durante missa de funeral de Francisco, cardeal lê pedidos do papa Francisco pela paz e ‘soluções possíveis’
‘Tarifaço’ de Trump faz bilionários perderem mais de US$ 500 bilhões em dois dias; Elon Musk lidera prejuízos
Tarifaço de Trump pode levar EUA à decadência e a China a ser o país mais rico do mundo
E se mantenha atualizado acompanhando as nossas redes sociais!
O post Corpo do Papa Francisco é sepultado na Igreja de Santa Maria Maior, fora dos muros do Vaticano e em cerimônia reservada apareceu primeiro em Jornal Opção.