Festa de São Benedito começa no dia 1º de maio em Poços de Caldas


Com mais de um século de história, a tradicional Festa de São Benedito começa no dia 1º de maio em Poços de Caldas Crédito: Divulgação

Com mais de um século de história, a tradicional Festa de São Benedito começa no dia 1º de maio em Poços de Caldas (MG), reunindo religiosidade, cultura popular, gastronomia típica e muita devoção. A festa segue até o dia 13 de maio, feriado municipal, e acontece na Praça Coronel Agostinho Junqueira, em frente à Capela de São Benedito, localizada na região central da cidade.
Considerada uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do município, a festa conta com extensa programação, envolvendo missas, procissões, apresentações dos Ternos de Congos e Grupos de Caiapós, além de barracas de comidas típicas e parque de diversões.
Doces feitos à base de coco são tradicionais na festa – Crédito: Divulgação

Neste ano, nove paróquias da cidade participam com barracas na praça, oferecendo delícias como leitoa, feijão tropeiro, frango com polenta, pastel, canjiquinha e outras comidas tradicionais. Já as instituições assistenciais comercializam doces típicos, como cocada, maçã do amor, doce de leite, quebra-queixo, frutas com chocolate e pé de moleque.
Celebrações religiosas e culturais
A programação religiosa começa já no primeiro dia da festa e tem seu ponto alto no dia 13 de maio, com a Missa Solene às 10h, presidida por Dom José Lanza, e a Procissão de São Benedito às 16h, com a participação dos Ternos de Congos e Caiapós.
Crédito: Divulgação

A programação cultural, organizada pela Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, se inicia no sábado, 3 de maio, com a celebração do Dia de Santa Cruz. A cerimônia tem início às 19h, na Capela de Santa Cruz, no bairro dos Funcionários, com a tradicional bênção dos mastros e cortejo até a Igreja de São Benedito, onde os mastros são hasteados.
Outro momento marcante acontece no domingo, 11 de maio, às 15h, na Fonte dos Amores: a Retirada dos Caiapós do Mato, que rememora, em forma de teatro, o encontro entre negros e indígenas. A data também celebra o Dia Municipal do Caiapó, instituído para preservar e valorizar essa expressão única da cultura afroindígena local.
Crédito: Divulgação

Herança viva do Congado e do Caiapó
Registrada como bem imaterial de Poços de Caldas desde 2020, a Festa de São Benedito é um símbolo do sincretismo religioso que marca a cultura mineira. Os Ternos de Congos – São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Santa Efigênia, Santa Bárbara, São Gerônimo e Nossa Senhora da Saúde – e os Grupos de Caiapós do São José e da Vila Cruz representam a força da ancestralidade afro-brasileira e indígena na construção da identidade local.
Crédito: Divulgação

“A Festa de São Benedito é feita com muito carinho, fé e devoção. Os Ternos já estão nos preparativos há semanas, com ensaios, costura de roupas e organização das apresentações. É uma grande celebração da nossa história e da nossa fé”, destaca a presidente da Associação, Eduarda Carimbá.
Crédito: Divulgação

Origem e legado
A origem da festa remonta a pelo menos 1904, quando há o primeiro registro oficial da celebração ainda na Freguesia de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. O 13 de maio é feriado municipal não apenas por ser o dia dedicado a São Benedito, mas também por marcar o nascimento do Coronel Agostinho José da Costa Junqueira, que em 1887 doou o terreno para a construção da capela, em agradecimento por uma graça recebida.
Crédito: Divulgação

Serviço
Prefeitura Municipal de Poços de Caldas
Site: pocosdecaldas.mg.gov.br
Instagram: @prefeituradepocos
Facebook: @prefeituradepocosdecaldas
E-ouve Poços de Caldas: eouve.com.br

Adicionar aos favoritos o Link permanente.