Ibsen Pettersen: “É importante destacar que o exercício precisa ser orientado por um profissional”
| Foto:
Kadidja Fernandes/AT
O presidente do CREF22/ES, Ibsen Pettersen, ressaltou que as doenças crônicas podem ser evitadas com exercício físico. “É importante destacar que o exercício precisa ser orientado por um profissional. A OMS tem seus indicadores do que é ideal, mas isso vai variar para cada indivíduo e a pessoa mais indicada para essa orientação é o profissional de Educação Física”.O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o governador Renato Casagrande, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a vice-prefeita Cris Samorini.
Casagrande falou das atividades físicas que pratica, como corrida de rua: “Acredito que ao participar estou incentivando as pessoas a praticarem um esporte”
| Foto:
Kadidja Fernandes/AT
Casagrande falou das atividades físicas que pratica, como as corridas de rua. “Acredito que ao participar estou incentivando as pessoas a praticarem um esporte”.O governador citou também o fato do Espírito Santo ter a maior longevidade do Brasil, junto à Santa Catarina, com a expectativa de vida chegando a 80 anos de idade.O que eles dizemBenefícios“A atividade física é a única prescrição que vai agir no corpo inteiro de forma positiva. Em vias metabólicas, ajuda no controle de glicose, evita a inflamação de artérias e atua ainda na que questão imunológica”.Carla Montenegro, profissional de Educação FísicaBem para o coração“Qualquer exercício físico faz bem para o coração. Hoje sabemos, por exemplo, que a musculação é uma redutora de mortalidade por todas as causas. Paciente que faz atividade física toma menos remédio”.Fabrício Gaburro, presidente da AmesEconomia“A atividade física dá às pessoas a chance de se divertir, de estar com amigos e familiares, e estar ao ar livre. Se efetivarmos o direito à atividade física, vamos economizar R$ 20,3 milhões no SUS”.Fabio Carvalho, do Instituto Nacional do Câncer