| Foto:
Fábio Nunes/AT
Por nove dias, Terezinha Soares conta que rezou ao lado da cama da filha de 14 anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Pediu à Nossa Senhora da Penha que a salvasse e, em troca, prometeu participar da Festa da Penha todos os anos.A reportagem de A Tribuna a encontrou durante o evento, cumprindo sua promessa após 27 anos. Histórias de fé e devoção como a dessa senhora de 70 anos não são difíceis de encontrar na 455ª edição da Festa da Penha. “Eu pedia à Nossa Senhora para tirar minha filha daquele pesadelo. Depois de nove dias, ela acordou respondendo. Me arrepio ao contar. Prometi e venho todo ano na Festa da Penha. Minha filha está com 41 anos hoje”, conta Terezinha. Moradora de Cariacica, Maria Dulce Coruja, 75, é outra devota participando da Festa da Penha. Ela conta que foi batizada no Convento para cumprir uma promessa feita por sua mãe. “Eu tive um problema de saúde quando nasci e minha mãe fez essa promessa à Nossa Senhora. Quando eu fiquei boa, ela cumpriu”. Para Dulce, a fé é muito importante na vida de qualquer pessoa. “A fé é uma direção. É importante crer para alcançar qualquer coisa na vida”. Sobre a edição 2025 da Festa da Penha, ela só tem elogios: aos frades, à organização e ao momento que está compartilhando. “A Festa da Penha está muito boa. Muito bem organizada”. Após três dias reunindo centenas de fiéis, o evento chegou ontem à sua metade. A 4ª missa do Oitavário, com o tema “Com Maria, peregrinos do cuidado”, teve como ponto alto a bênção das fotos de familiares. Imagens impressas ou digitais de familiares – sobrinhos, pais, mães, filhos, irmãos, entre outros – foram levantadas e benzidas. Para os devotos, foi um meio de pedir à Nossa Senhora das Alegrias para cuidar de seus entes queridos.Jubileu Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a edição deste ano acontece em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrir e espalhar a esperança. Até a próxima segunda-feira, último dia do evento e dia da padroeira do Espírito Santo, a expectativa da organização é ter realizado 50 missas, 14 romarias e reunido 2,5 milhões de fiéis. ExperiênciasPromessa cumpridaQuando a filha da aposentada Luzia Frederich, 79, tinha 5 anos, ela teve uma osteomielite no pé – uma infecção óssea. Luzia teve que carregá-la por seis meses no colo. “Trouxe ela aqui, acendi uma vela e pedi a Nossa Senhora da Penha que a curasse”, contou . “Ela prometeu que se o pé da minha irmã fosse curado, se dedicaria aos enfermos”, conta Marlene, sua outra filha. Luzia cumpriu a promessa trabalhando por 22 anos no hospital como técnica em enfermagem. “Dediquei minha vida ao próximo pela cura da minha filha. Hoje ela tem 55 anos”, disse Luzia.
Luzia Frederich e sua filha.
| Foto:
Fábio Nunes/AT
“Fui curada”“Nossa Senhora da Penha me curou”, emociona-se Marilene Ghisolfi, 67 anos. Em 2023, ela descobriu um carcinoma (câncer) de 2,5 centímetros em cima da sobrancelha direita. “Quinze dias antes da cirurgia para biópsia, o frei Pedro, nosso assistente espiritual, botou a mão na minha cabeça, me abençoou, fez o sinal da cruz e disse ‘você vai fazer a cirurgia mas não vai achar nada’”. Depois da cirurgia, o médico disse que ela não tinha nada. “Graças a Deus, fui curada”
Marilene Ghisolfi foi curada de um câncer de 2,5 centímetros.
| Foto:
Fábio Nunes/AT
Ajuda de Nossa SenhoraTrês anos atrás, Maria Vanilda de Jesus, 63, estava se familiarizando com um diagnóstico da doença de Parkinson quando descobriu um nódulo no seio esquerdo. A fé em Nossa Senhora da Penha foi o que a sustentou durante as sessões de quimioterapia e radioterapia, conta a devota. “Eu pedi socorro à Nossa Senhora e em todas as sessões eu ia com uma camisa da santa. Não foi fácil, mas hoje estou aqui para contar”. A devota, que mora em Iriri, diz que uma vez, durante o tratamento, teve que retirar sangue, mas ele não descia. “Eu falei: ‘Nossa Senhora, jorra o teu sangue nas minhas veias’, e ele desceu”.
Maria Vanilda de Jesus e a sua fé inabalável.
| Foto:
Fábio Nunes/AT
Saiba Mais Hoje tem “Oração em Canção” Festa da Penha 2025O tema de hoje é “Com Maria, peregrinos da comunicação do Evangelho”. Programação• 7h, 9h e 11h: Missas na Capela do Convento.• 14h: Acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora no Campinho do Convento. • 15h: Devocional no Campinho do Convento. • 16h: Missa 5º dia do Oitavário no Campinho do Convento. Área Pastoral Serra/Fundão.• 19h: Devocional no Campinho do Convento.• 19h30: “Oração em Canção” com Davidson Silva e padre Hadeleon Santana no Campinho do Convento.