A população de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, recebeu com indignação as declarações da governadora Raquel Lyra (PSD) sobre a possível transferência do 20º Batalhão da Polícia Militar para o município de Camaragibe. Uma medida que, se confirmada, agravará ainda mais a já crítica situação da segurança pública da cidade.
O 20º BPM está instalado em São Lourenço há mais de 20 anos, prestando serviços essenciais à população, sobretudo diante da ausência de uma delegacia com plantão 24 horas e da falta de uma Delegacia da Mulher, especializada no atendimento às vítimas de violência.
Leia mais
Com recursos próprios, o município desapropriou e doou ao Estado uma área de 7 mil metros quadrados, onde funcionava a sede dos Bombeiros, atualmente desativada, e da Polícia Militar. Essa área, localizada em região central – entre a Escola Técnica e o Ginásio Municipal de Esportes – é mais do que adequada para abrigar, de forma definitiva, a sede do Batalhão. Inclusive, é superior à área destinada pelo Estado no município vizinho de Camaragibe.
Caso essa decisão se concretize, São Lourenço da Mata ficará ainda mais vulnerável, aprofundando a crise na segurança pública e deixando exposta à violência uma população de mais de 117 mil habitantes.
Leia menos