O prefeito de Araripina, Evilásio Mateus (PDT), participou nesta quinta-feira (24) da cerimônia de assinatura do termo de cessão de espaço físico que permitirá a instalação do campus do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) na cidade. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), que cederá, de forma temporária, parte de sua estrutura para início das atividades. A sede definitiva será construída na Vila Três Vaqueiros, com investimento federal de R$ 15 milhões. A prefeitura entrará com uma contrapartida de R$ 5,8 milhões em infraestrutura, com apoio de emendas dos deputados Fernando Filho (UB) e Roberta Arraes (PDT).
O evento, realizado no local onde será erguida a nova sede, reuniu autoridades municipais e educacionais, como o reitor do IF Sertão-PE, Jean Carlos Coelho Alencar. “Hoje plantamos uma semente que vai florescer em forma de oportunidades para os nossos jovens”, afirmou o prefeito, ao destacar o impacto da iniciativa na vida da juventude araripinense. O novo campus já começa a ofertar cursos técnicos de curta duração, como Cuidador de Idosos e Social Media, enquanto as obras não são finalizadas.
Para o reitor Jean Carlos, o novo campus representa “um compromisso com a interiorização do ensino público de qualidade”, com foco em demandas locais e formação cidadã. Já o vice-prefeito Bringel Filho (PDT) reforçou o impacto social: “É disso que Araripina precisa: oportunidades reais para a galera crescer aqui mesmo”.