Dia Nacional da Libras: escritor piauiense transforma histórias de pessoas surdas em poesia


O autor é o idealizador do projeto “Escuto histórias, escrevo poemas”, uma intervenção urbana que surgiu em 2018 e leva poesia às ruas de cidades brasileiras. “Além de ser um projeto artístico, é um projeto de memória”, contou Ithz, escritor piauiense idealizador do “Escuto histórias, escrevo poemas”, uma intervenção urbana que surgiu em 2018 e leva poesia às ruas de cidades brasileiras. Este ano, pela primeira vez, os poemas são produzidos também em libras, a língua brasileira de sinais, a partir de histórias de pessoas surdas. O intuito, segundo o artista, é explorar e preservar a história da comunidade surda.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
👉 Assim como outros idiomas do mundo, a língua de sinais não é universal — ou seja, cada país tem uma própria. No Brasil, se usa a libras. A modalidade é gestual-visual, ou seja, une sinais e expressões faciais. Confira aqui o dicionário de libras do Governo Federal.
Em entrevista ao g1 nesta quinta-feira (24), Dia Nacional da Libras, Ithz contou que a nova temporada do projeto ganha o subtítulo “Do meu peito pro teu”, em referência ao exercício de buscar se comunicar por meio da arte.
Dia Nacional da Libras: escritor piauiense transforma histórias de pessoas surdas em poesia
Reprodução
Na proposta original, sentado em uma praça, diante de uma cadeira vazia, o escritor faz um convite inusitado às pessoas que caminham pelas cidades: que sentem e contem uma história, para que o autor as transforme em poemas que refletem determinada experiência ou sentimento. A intervenção já foi realizada no Piauí, João Pessoa, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.
“Sou escritor e não há material melhor que o material humano, cansei de escrever no quarto e fui escrever na rua. Então eu boto uma plaquinha, a pessoa olha e ela mesmo decide sentar na cadeira e me contar a história dela. Esse é um passo à frente porque eu passei muito tempo ouvindo histórias de pessoas que ouviam. É um sonho antigo, porque a ideia sempre foi que fosse um projeto inclusivo”, contou.
“Fiz uma pesquisa, vi que a comunidade surda no Brasil tem um problema de registro de memória, de história, porque pouca gente se comunica em libras. A ideia é que a gente dê protagonismo à comunidade surda, que a gente amplie o leque, conte a história de todas as pessoas. Então, além de ser um projeto artístico, é um projeto de escuta, de memória”, completou.
A nova temporada funciona em parceria com a psicóloga Clarice Mendes, que realiza atendimento de pessoas surdas e com deficiência auditiva em libras. No projeto, a profissional atua como intérprete. Para ela, a inclusão e sentimento de pertencimento promovem maior qualidade de vida às pessoas surdas.
No Piauí, além da libras, uma língua de sinais criada por moradores da pequena Várzea Queimada, na Zona Rural de Jaicós, é utilizada. “Cena: dicionário visual da língua de sinais de Várzea Queimada” é o primeiro dicionário do mundo entre duas línguas de sinais.
A professora Bruna Neres, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) participou das pesquisas que resultaram na obra e afirma que a relação entre os sinais e os objetos no mundo dentro da comunidade surda se estabelece durante o processo de contação de uma história.
“É importante entendermos que temos no território brasileiro uma comunidade surda, que é minoritária se comparada com a comunidade ouvinte, mas ela existe e precisa então de acessibilidade. Nós usamos a voz e a audição para produzir as informações, enquanto o surdo produz essas informações de modo sinalizado, recebe visualmente. Temos uma comunidade surda que não precisa de piedade, que precisa de respeito e valorização”, pontuou.
Dia da Libras
O Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é celebrado anualmente em 24 de abril. A data foi definida em 2002 e marca a assinatura da lei n.º 10.436, que reconheceu a libras como língua oficial e meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda no Brasil.
Dia Nacional da Libras: escritor piauiense transforma histórias de pessoas surdas em poesia
Reprodução
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.