Qual foi o conclave mais demorado da história?

Você sabia que a eleição papal mais longa da história durou quase três anos? O conclave mais demorado aconteceu entre 1268 e 1271 e levou 34 meses para eleger o novo papa. Esse processo histórico, que resultou na escolha de Gregório X, é considerado um marco na história da Igreja Católica.

Após a morte do papa Clemente IV, em 1268, os cardeais se reuniram na cidade italiana de Viterbo para escolher o novo pontífice. O conclave teve início no dia 29 de novembro daquele ano, mas as intensas divisões internas e disputas políticas impediram a formação da maioria necessária para a eleição.

A demora gerou revolta popular. Para forçar uma decisão, autoridades locais trancaram os cardeais dentro do Palácio Papal, reduziram a alimentação e até removeram parcialmente o telhado do edifício.

Essas medidas extremas ajudaram a pressionar os cardeais, que só conseguiram eleger o novo papa em 1º de setembro de 1271. Esse conclave entrou para a história como o mais longo de todos os tempos.

A experiência traumática levou Gregório X a estabelecer regras mais claras para as futuras eleições papais, instituindo o sistema de conclave como conhecemos hoje. As normas foram consolidadas na Constituição Ubi Periculum, que buscava evitar longas indefinições e impasses entre os cardeais.

Com o passar dos séculos, os conclaves se tornaram muito mais rápidos e organizados. Veja alguns exemplos:

  • Papa Pio X (1903) – 5 dias, 7 votações
  • Papa Bento XV (1914) – 4 dias, 10 votações
  • Papa Pio XI (1922) – 5 dias, 14 votações
  • Papa Pio XII (1939) – 2 dias, 3 votações
  • Papa João XXIII (1958) – 4 dias, 14 votações
  • Papa Paulo VI (1963) – 3 dias, 6 votações
  • Papa João Paulo I (1978) – 2 dias, 4 votações
  • Papa João Paulo II (1978) – 3 dias, 8 votações
  • Papa Bento XVI (2005) – 2 dias, 4 votações
  • Papa Francisco (2013) – 2 dias, 5 votações

O conclave que elegeu o papa Francisco, por exemplo, durou cerca de 27 horas. Um contraste enorme com os quase três anos da escolha de Gregório X.

Como funciona um conclave atualmente?

Após a morte ou renúncia de um papa, os cardeais têm entre 15 e 20 dias para iniciar o conclave. A eleição ocorre na Capela Sistina, no Vaticano. Apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar, sendo o número máximo permitido de eleitores 120.

O voto é secreto e são necessárias pelo menos duas votações diárias até que um dos candidatos receba dois terços dos votos. Durante todo o processo, os cardeais são isolados e proibidos de qualquer comunicação externa.

Quando um novo papa é eleito, uma fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, anunciando ao mundo a escolha. Em seguida, o novo pontífice é apresentado ao público com a tradicional frase: “Habemus Papam!”

Leia também:

  • Mulher afirma ter perdido R$ 202 milhões por erro em lotérica
  • Como o território do Brasil mudou até sua forma atual

O post Qual foi o conclave mais demorado da história? apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.