
O Rio de Janeiro assume, nesta quarta-feira (23), o posto de Capital Mundial do Livro durante um ano, em evento a ser realizado no Teatro Carlos Gomes. A escolha havia sido anunciada em 2023, pela Unesco. Esta é a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa recebe essa nomeação.
Naquele ano, quando foi feito o anúncio, a Unesco e o Comitê Consultivo da Capital Mundial do Livro reconheceram “o fato de o Rio de Janeiro demonstrar a importância de seu patrimônio literário, juntamente com uma visão claramente definida e um plano de ação para promover a literatura, a sustentabilidade do mercado editorial e a leitura entre os jovens, aproveitando as tecnologias digitais”.
No dia 11 de abril, foi apresentada a marca que simbolizará o período, com o slogan “O Rio de Janeiro continua lendo”, uma alusão ao hino informal da cidade, “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil.
Ao longo deste ano, disse o prefeito Eduardo Paes durante o evento, “vamos trabalhar ainda mais pela cultura do livro e da leitura, traduzindo mais e melhores políticas públicas nas áreas de cultura e educação. Daqui a um ano, veremos que valeu muito a pena sermos a Capital Mundial do Livro”.
Na ocasião, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, assinou um protocolo de intenções entre o MinC e a Prefeitura do Rio que prevê ações de colaboração na área do livro. “A literatura é uma ponte que nos conecta com outras realidades, que nos ensina a respeitar as diferenças e a abraçar a diversidade. É um motor de justiça social e uma fonte de inspiração para nossas vidas”, declarou.
Nos próximos 12 meses, a capital fluminense terá uma série de eventos dedicados à valorização e estímulo à leitura em locais como escolas, bibliotecas, livrarias, museus, centros culturais, além de locais públicos de grande circulação, como terminais de ônibus e estações de trem e de metrô.
Dentre os principais eventos estão a Bienal do Livro, Noite com Livros, Book Parade Rio 2025, Rio de Livros e Academia Editorial Jr. Além disso, haverá uma inédita edição carioca do Prêmio Jabuti. A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e outras festas e feiras, como as de Santa Teresa e Santa Cruz, também entraram na programação.
Com agências
O post Rio se torna Capital Mundial do Livro, a primeira de língua portuguesa apareceu primeiro em Vermelho.