
Marisvaldo dos Santos Silva foi deportado depois de ser flagrado sem documentos. Venezuela, México e Estados Unidos são alguns dos países que ele afirma ter passado. Baiano encontrado na Costa Rica após três anos diz que fez ‘bicos’ para se sustentar e teve apoio de outros imigrantes
Reprodução/TV Bahia
O baiano que foi deportado da Costa Rica, após entrar ilegalmente no país, disse que fez ”bicos” para se sustentar durante os três anos que esteve longe de casa, como lavar carros e realizar pequenos serviços em uma borracharia. Ele contou também que teve ajuda de outros imigrantes, de quem recebeu abrigo em alguns momentos, e passou por pelo menos outras seis nações levando apenas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Marisvaldo dos Santos Silva conversou com o g1 em Salvador, com exclusividade, pouco depois de retornar para a família. A deportação aconteceu no domingo (20), após o baiano ser flagrado sem documentação adequada no país.
O homem chegou no Brasil por Guarulhos (SP) e seguiu, sozinho, para a capital baiana, onde foi recepcionado pela mãe. Marisvaldo dos Santos estava sumido desde junho de 2022, quando saiu da casa do irmão, em Camaçari, cidade na Região Metropolitana de Salvador (RMS), para pedalar.
Mas não foi só de bicicleta que o homem viajou. Segundo ele, barcos e ônibus também o ajudaram a se deslocar entre os países que percorreu. O baiano conta que o último ponto que esteve no Brasil antes de partir para o exterior foi Roraima.
Ainda conforme Marisvaldo, de lá, ele seguiu para a Venezuela, passando também por Colômbia, Panamá e Guatemala, até o México, onde ficou a maior parte do tempo e chegou a estar em um relacionamento.
Há cerca de dois anos, o baiano conta que conseguiu entrar ilegalmente nos Estados Unidos, porém foi deportado, voltando para o México. Depois, conforme relatou, ele seguiu para Costa Rica, até que foi pego.
Baiano encontrado na Costa Rica após sumir por três anos desembarca no Brasil
De volta à terra natal, Marisvaldo contou que nesses três anos não entrou em contato com os familiares para não preocupar ninguém.
“Como toda família, temos nossos desafios e temos que lutar, tentar apagar as coisas do passado, tentar criar um futuro melhor. Mas eu estou muito feliz”, contou.
O sentimento é compartilhado pela mãe do baiano, mas ainda há preocupação. Maria dos Santos contou que o filho não aceita o diagnóstico de esquizofrenia e, por isso, não recebe acompanhamento médico adequado, e nem usa os medicamentos necessários.
“Eu estou bem, estou feliz que ele está de volta depois desses três anos. Minha vida era chorar, ficar preocupada, mas, graças a Deus, ele voltou. Vai ficar comigo, com meu cuidado. Não imagino como foram esses anos”.
Reencontro
Baiano encontrado na Costa Rica revê mãe em Salvador após três anos desaparecido
Marisvaldo dos Santos reviu a mãe, na madrugada de segunda-feira (21), depois de três anos longe de casa. Ele foi recepcionado no Aeroporto Internacional de Salvador por familiares, que buscavam pelo paradeiro dele desde o desaparecimento.
Em um vídeo feito pela família para o g1, o baiano e a mãe, Maria dos Santos, se abraçam, enquanto ela comemora o reencontro: “Estou tão feliz que meu filho apareceu depois de três anos desaparecido. Só Jesus mesmo”, disse.
Conforme informou a mãe de Marisvaldo, nesse primeiro momento, ele ficará na casa dela, no bairro de Pernambués, na capital baiana. Depois, o baiano deve seguir para um imóvel onde ele chegou a morar antes de desaparecer, na mesma região.
Inicialmente, o homem chegaria à terra natal de ônibus, porque, segundo a família, as passagens estavam caras e eles não teriam condições de arcar com o custo.
No entanto, os familiares de Marisvaldo conseguiram parcelar o valor no cartão de crédito e encurtaram a viagem. Na estrada, o percurso passaria de um dia e meio de viagem. De avião, foi de menos de três horas.
Esta não é a primeira vez que ele desaparece. Em 2020, no início da pandemia da Covid-19, o homem saiu de bicicleta e só foi localizado dias depois no Espírito Santo. O fato de ter esquizofrenia e não estar tomando a medicação pode ter sido o motivo para que saísse de casa mais uma vez, acredita a mãe.
LEIA MAIS:
Santuário e Polícia Civil afirmam que romeiro desaparecido não subiu morro considerado sagrado na Bahia
Cabeleireiro desaparecido após viajar para participar de evento na Bahia é encontrado
Baiano encontrado na Costa Rica revê mãe na Bahia
Arquivo Pessoal
Após 3 anos baiano é encontrado na Costa Rica
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻