Vaticano revela causa da morte do papa Francisco; veja

O boletim médico divulgado pelo Vaticano nesta segunda-feira, 21, revela que o papa Francisco morreu por um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. O atesto de óbito é assinado pelo médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, e informa que Jorge Mario Bergoglio entrou em coma e teve um colapso cardiorrespiratório às 7h35 do horário local (2h35 do horário de Brasília).

Vale lembrar que uma pneumonia levou Francisco a ser hospitalizado em fevereiro deste ano, na quarta internação desde que foi eleito sumo pontífice, em 2013. Ele já tinha um histórico de insuficiência respiratória provocada pela doença, além da hipertensão e diabetes tipo 2.

O funeral do Papa Francisco, que morreu aos 88 anos, terá profundas mudanças nas regras e tradições a pedido do próprio. Um deles é a alteração no caixão. A pedido de Francisco, os três caixões de cipreste, chumbo e carvalho, colocados um dentro do outro, foram substituídos por um único caixão simples, de madeira e revestido de zinco.

O caixão de cipreste, na tradição apostólica romana, representa a humildade, a mortalidade e a simplicidade da vida cristã, enquanto a peça de chumbo ou zinco a durabilidade e a proteção. Já o caixão de externo, de madeira, representa a majestade e solenidade.

Leia também:

Cardeais brasileiros são cotados para ser o próximo papa; veja a lista

Papa Francisco simplificou ritos funerários e será enterrado em caixão simples

O post Vaticano revela causa da morte do papa Francisco; veja apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.