Dois Papas: um filme sobre a ascensão do papa Francisco

Nilson Jaime

Especial para o Jornal Opção

Neste dia da morte de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco (1936-2025) é uma ocasião apropriada para rever, ou conhecer um pouco, sobre o “Papa dos Pobres” no filme Dois Papas (2019, 2h5min) na Netflix.

Longa-metragem dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles e estrelado por Anthony Hopkins (Papa Bento XVI) e Jonathan Pryce (cardeal Bergoglio, depois Papa Francisco).

O filme teve três indicações para o Oscar em 2020: Melhor Ator (Jonathan Pryce); Melhor Roteiro Adaptado (Anthony McCarten) e Melhor Ator Coadjuvante (Anthony Hopkins).

No drama histórico, o progressista cardeal argentino Jorge Bergoglio está decidido a se aposentar, devido a divergências com o conservador papa Bento XVI (o que impôs silêncio obsequioso a Leonardo Boff) na condução da Igreja Católica.

Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do papa para visitá-lo. Juntos, buscam superar suas diferenças e construir um novo rumo para a Igreja Católica, que incluiu a renúncia de Bento XVI e a nomeação de Bergoglio, primeiro papa latino-americano.

Nilson Jaime, escritor, crítico literário e doutor em Agronomia, é colaborador do Jornal Opção.

O post Dois Papas: um filme sobre a ascensão do papa Francisco apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.