Resgate de animais silvestres deve ser solicitado por meio do aplicativo Gyn 24h

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que fazer ao encontrarem animais silvestres, aqueles que não são domesticados, em áreas urbanas, como casas, ruas e praças. A recomendação da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) é que a população solicite o resgate por meio do aplicativo Gyn 24h, da Prefeitura de Goiânia, e aguarde a chegada da equipe, sem alimentar ou tentar se aproximar do animal. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado para esse tipo de ocorrência, pelo telefone 193.

“Nossas equipes são preparadas, com os instrumentos adequados, além da capacitação necessária para a manipulação desses animais”, explica a presidente da Amma, Zilma Peixoto. Após o recebimento do chamado, a equipe se desloca até o local indicado no aplicativo. Os animais resgatados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde recebem os cuidados necessários antes de serem devolvidos à natureza.

Entre janeiro e março de 2025, a Amma resgatou 83 animais, orientou 41 pessoas sobre como agir em situações envolvendo fauna silvestre e realizou 7 solturas na natureza. As espécies resgatadas variam conforme a época do ano. “De maneira geral, com variações ao longo do ano, as espécies que mais resgatamos são aves, macacos e gambás”, detalha a diretora de Gestão Ambiental da Amma, Ana Paula Assis.

“No Bairro Goiá, realizamos orientações presenciais devido a um macaco que estava sendo avistado nas casas. No entanto, devido à sua agilidade, quando as equipes chegavam, ele já havia se deslocado para outro local”, relata Ana Paula Assis. “Identificamos que alguns moradores estavam alimentando o primata, o que o motivava a sair da mata e se aproximar das residências. Por isso, a orientação foi fundamental”, completa.

Aplicativo Gyn 24h

O aplicativo Gyn 24h, da Prefeitura de Goiânia, está disponível para Android e iOS. A opção de resgate de animais aparece no menu inicial, localizado na barra lateral do app.

  • Leia também: Tráfico de animais silvestres: Goiás registrou 55 ocorrências em 2024

O post Resgate de animais silvestres deve ser solicitado por meio do aplicativo Gyn 24h apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.