Apenas 35% dos moradores de Vitória vivem em vias com acessos para cadeirantes; IBGE divulga retrato das ruas do ES


Levantamento mostra se as ruas dos capixabas possuem iluminação, calçamento, acessibilidade e árvores. O Espírito Santo se destacou entre os dez estados mais com rampas, bueiros, pontos de ônibus e sinalização para bicicletas, segundo o IBGE. Falta de acessibilidade para cadeirantes
Divulgação/TJ-MG
Como é a rua onde você mora? Nela existe ponto de ônibus? As vias públicas por onde você passa diariamente possuem sinalização para bicicletas? As calçadas têm rampas para cadeirantes? À noite, elas são iluminadas? Para traçar essa realidade, nesta quinta-feira (17) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um retrato das ruas dos brasileiros e dos capixabas.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Segundo a pesquisa, o Espírito Santo se destaca entre os estados com mais ruas com rampas para cadeirantes. Vitória também está entre os municípios com mais moradores vivendo em vias com acessibilidade. Na Capital, 35% das pessoas moram em ruas com acessos.
Já quando se fala em iluminação pública, São Mateus, no Norte do estado, aparece entre as 15 concentrações urbanas do país com menor percentual de vias iluminadas adequadamente. Outros municípios capixabas também foram listados entre os melhores e piores do país em quesitos como sinalização para bicicletas, asfalto e ponto de ônibus.
As informações são da pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, realizada com base no Censo Demográfico de 2022.
Você sabia? Concentrações Urbanas são arranjos populacionais acima de 100.000 habitantes ou municípios isolados (que não formam arranjos populacionais) de mesmo porte populacional.
Calçadas sem acessibilidade dificultam a vida de quem tem mobilidade reduzida
Análise estadual
A pesquisa analisou a quantidade de moradores, proporcional ao estado, que residem em vias que têm bueiros, rampas, iluminação, entre outros pontos analisados.
O Espírito Santo se destaca em alguns pontos da pesquisa, como:
🕳️ 5º estado com maior existência de bueiros nas ruas;
🚜 6º estado com maior número de vias pavimentadas;
🚌 6º estado com maior número de pontos de ônibus instalados;
🚴🏼‍♀️ 7º estado com maior número de vias sinalizadas para bicicletas;
👨🏽‍🦽 9º estado com maior número de rampas para cadeirantes nas calçadas.
Pontos negativos:

🚶🏾‍♂️ 17º estado com a presença de calçadas;
💡 14º estado com vias iluminadas;
🌳 11º estado com ruas arborizadas;
🚫 11º estado sem obstáculos nas calçadas;
Sobre acessibilidade, a pesquisa destacou que em nenhum município brasileiro foi constatado 100% de moradores residindo em vias com presença de rampas para cadeirantes.
O estado possui apenas 16,6% dos moradores vivendo em ruas acessíveis. Embora o número seja pequeno, o estado está acima da média nacional de acessibilidade, que é de 15,2%.
LEIA TAMBÉM:
INFOGRÁFICO: A rua do brasileiro
Vitória é a capital com maior taxa de população atendida por esgoto no país, segundo IBGE; veja ranking
O país tem 5.570 cidades e apenas 541 municípios possuem acima de 30% dos moradores residindo em vias contendo rampas para cadeirantes, representando somente 9,7% dos municípios.
Vitória aparece nessa lista, com 34,9% de moradores morando em ruas que possuem rampas para cadeirantes.
Lâmpadas de iluminação pública apagadas
Reprodução/EPTV
Já São Mateus, aparece no ranking entre as 15 concentrações urbanas com menor proporção de iluminação.
Ainda no Norte do estado, Linhares aparece entre as maiores concentrações urbanas com vias sinalizadas para bicicletas.
Em contrapartida, Colatina e Vitória também aparecem na lista com o maior percentual de vias em que só passam no máximo motos, bicicletas e pedestres.
Nível nacional
O IBGE analisou 63.104.296 domicílios (66% do total), localizados em setores urbanos ou em setores rurais com características urbanas. Ao todo, foram consideradas as áreas onde moram 174.162.485 brasileiros — o equivalente a 86% da população.
Foram analisadas condições de infraestrutura urbana, como iluminação, pavimentação, transporte, calçadas, acessibilidade e sinalização.
Faltam calçadas no entorno dos lares de 16% dos brasileiros, ou 27 milhões de pessoas;
Mais da metade dos municípios brasileiros não possui trechos de ruas sinalizados para a circulação de bicicletas, representando 54,1%.
O Brasil tem 34% da população — o equivalente a 59 milhões de pessoas — vivendo em vias sem nenhuma árvore.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.