Saiba quais servidores terão reajuste de 9% nas negociações a partir de maio

Os servidores públicos federais, investidores ativos e pensionistas dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – concedem um reajuste salarial de 9% a partir da folha de maio. O pagamento será feito no dia 2, com valores retroativos aos meses anteriores, já que a Lei Orçamentária Anual (LOA) foi aprovada com atraso.

A recomposição foi viabilizada após a sanção da LOA de 2025, publicada em edição extra do Diário Oficial da União em 10 de abril. O orçamento deveria ter sido aprovado em dezembro de 2024, mas foi sancionado apenas em março deste ano. O governo federal anunciou que os pagamentos retroativos serão incluídos no depósito do início de maio.

O aumento está previsto na Medida Provisória nº 1.286/2024, que garante a execução da nova política salarial enquanto tramita no Congresso Nacional. A medida já está em vigor.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, desde a aprovação do orçamento a equipe técnica do governo trabalha na atualização dos sistemas e preparação das folhas para viabilizar o pagamento dentro do cronograma.

O reajuste faz parte das negociações entre o governo federal e representantes do funcionalismo, que cobram a recuperação das perdas acumuladas nos últimos anos. Segundo dados do Painel Estatístico de Pessoal , mantido pelo Ministério da Economia, o funcionalismo federal reúne cerca de 1,2 milhão de servidores ativos, aposentados e pensionistas.

  • Leia também: Governo de Goiás concede reajuste salarial de 11% às forças de segurança

O post Saiba quais servidores terão reajuste de 9% nas negociações a partir de maio apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.