Com o projeto já pronto e licitado, a Secretaria Estadual de Cultura de Goiás (Secult) aguarda propostas de empresas interessadas para dar início à restauração do prédio do Antigo Fórum, localizado na Praça Cívica, em Goiânia. O edifício, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é um dos destaques do conjunto urbanístico de estilo Art Déco de Goiânia e passará por uma restauração para abrigar a parte administrativa da Secult e galerias de um museu.
Construído em 1936 e inaugurado em 1942, o Antigo Fórum foi projetado pelo arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima, com contribuições da Superintendência-Geral de Obras e da firma Coimbra Bueno Ltda. O prédio, hoje, abriga temporariamente a Secretaria Estadual da Retomada.
A restauração prevista está orçada em R$ 5,7 milhões. O projeto prevê a requalificação completa do espaço, com, conforme a Secult, “o resgate das características arquitetônicas originais da edificação”.
“Serão feitos serviços de reforço das fundações e estruturas, restauração das telhas cerâmicas francesas e reintrodução de esquadrias na fachada frontal. Ainda serão feitas melhorias estruturais, drenagem, modernização e revisão completa das instalações elétricas, hidráulicas, hidrossanitárias e de prevenção contra incêndio, além de instalação de plataforma para promover a acessibilidade”, informou a pasta.
Leia também: Goiânia terá cronograma especial de atividades na comemoração dos 100 anos do Art Déco
Fotos: Guilherme Alves/Jornal Opção
A Secult assegurou ainda que serão preservadas as características da arquitetura Art Déco, que dá ênfase ao edifício. Ao fim da reforma, o pavimento superior deverá receber a parte da equipe administrativa da Secult. Já o pavimento térreo abrigará um espaço cultural com galerias para exposições do Museu da Imagem e do Som, o MIS.
Ainda não informações sobre o destino da Secretaria Retomada com o início da restauração do Antigo Fórum e a futura mudança da Secult para lá.
100 anos do Art Déco
A Prefeitura de Goiânia prepara, por meio de decreto, uma Comissão Organizadora da Comemoração do Centenário do Art Déco, grupo que vai coordenar a programação de atividades especiais comemorativas dos 100 anos do movimento arquitetônico cuja presença forte e histórica na capital levou ao tombamento de dezenas de edifícios.
A Comissão será presidida pela Agência Municipal de Turismo e Eventos, a GoianiaTur, e contará com membros de outras secretaria como a de Cultura e Educação, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de universidades e entidades ligadas ao comércio, cultura, turismo e educação.
O cronograma de atividades, contudo, será de caráter comemorativo e não intervencionista. Os membros do grupo serão responsáveis por elaborar projetos e propostas de atividades durante o período de realização das comemorações, além de definir estratégias, roteiros, horários e demais detalhes da composição de eventos como concursos, homenagens, honrarias e demais atividades que estarão dentro da programação.
O decreto de criação da Comissão era esperado para a semana passada, mas conforme apurado pelo Jornal Opção, deve ficar para depois do feriado.
O post Secult aguarda propostas para início da restauração do Antigo Fórum, destaque do Art Déco em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.