Em setembro, o calendário oferece uma série de oportunidades para impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes, aproveitando datas comemorativas que, muitas vezes, passam despercebidas. Ao longo do mês, comerciantes e empreendedores podem se beneficiar de diversas estratégias de marketing, desde promoções temáticas até campanhas de conscientização, tudo alinhado com as expectativas dos consumidores.
Semana da Pátria e Semana do Brasil
Na primeira semana de setembro, o Brasil comemora a “Semana da Pátria”, nas expectativas do 7 de Setembro, data da independência do país. É um bom momento para trabalhar com produtos brasileiros e vendê-los em promoções para faturar mais. Nesta mesma época acontece a Semana do Brasil, uma data criada há cerca de cinco anos inspirada na Black Friday. É um bom momento para dar uma movimentada no estoque parado.
Dia da Amazônia
Na primeira semana do mês, também comemora-se o Dia da Amazônia. É no dia 5 de setembro. Use a data para fazer campanhas de preservação do bioma e para comercializar produtos sustentáveis e do norte do país.
Quer dicas para decolar o seu negócio? Receba informações exclusivas de empreendedorismo diretamente no seu WhatsApp. Participe já do canal Exame Empreenda
Dia dos Irmãos
Que tal fazer uma promoção especial para quem comprar itens em dobro? É uma boa pedida para o Dia dos Irmãos, que também é comemorado em 5 de setembro.
Dia do Sexo
Essa é uma data bacana principalmente para quem trabalha com sex shop ou venda de produtos sensuais e eróticos. É comemorado em 6 de setembro.
Dia do Cliente
Assim como o Dia do Consumidor, comemorado no primeiro semestre do ano, o Dia do Cliente é uma boa data para estreitar relacionamento com o consumidor. Você pode aproveitar o dia para fazer postagens especiais nas redes sociais, mandar uma mensagem personalizada para os principais clientes e, por que não, vender mais. Use cupons de desconto, programas de fidelidade e comunicação direta para vender nesta data. É comemorado em 15 de setembro.
Dia do Sorvete
Data criada em 2002 pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes, o Dia do Sorvete é celebrado no dia 23 de setembro. A data coincide com o início da primavera no Hemisfério Sul, quando as temperaturas estão mais altas. Para o setor, é um dia importantíssimo para vender mais. Mas mesmo quem não trabalha com sorvete pode fazer uma ação especial na data.
O post Dia do Cliente, dos Irmãos, do Sorvete: 6 datas comemorativas para faturar mais em setembro apareceu primeiro em Market Insider.