Uma operação realizada pela Compesa, com apoio da Polícia Militar, identificou 30 ligações clandestinas na Adutora Luiz Gonzaga, em Exu, no Sertão do Araripe. A ação, que percorreu 12 quilômetros de tubulação, teve como destaque a descoberta de uma ligação irregular em um clube com piscinas, localizado no bairro Gonzagão. Uma pessoa foi presa em flagrante no local. Exu, que vinha enfrentando um severo rodízio de abastecimento, teve o fornecimento de água restabelecido após a operação.
A retirada das ligações clandestinas permitiu a recuperação de cerca de 10 litros de água por segundo — o equivalente a 50% da vazão destinada ao município. Segundo a Compesa, o furto de água gerava um prejuízo mensal estimado em R$ 145 mil e impedia o cumprimento do calendário de distribuição, que prevê três dias com água e 26 dias sem para os cerca de 30 mil habitantes da cidade.

A Compesa destaca que o furto de água é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal, e que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800 081 0195. A companhia registrou boletim de ocorrência e seguirá com operações para coibir irregularidades em todo o estado, alertando que as ligações clandestinas prejudicam não apenas a população em geral, mas também o funcionamento de serviços essenciais, como hospitais e escolas.