Estudantes já podem pedir isenção da taxa de inscrição do Enem

Já está aberto o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os interessados devem fazer o pedido entre os dias 14 e 25 de abril, exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login da plataforma Gov.br.

A isenção é concedida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a candidatos que atendam a determinados critérios socioeconômicos e educacionais. Estão aptos a solicitar a gratuidade:

  • Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em 2025, em escola pública;
  • Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada;
  • Pessoas de baixa renda, registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.

Além disso, quem faltou aos dois dias de aplicação do Enem 2024 e deseja solicitar a isenção neste ano deverá justificar a ausência. O prazo para esse procedimento também vai até 25 de abril.

Os resultados das solicitações de isenção e das justificativas de ausência serão divulgados no dia 12 de maio. Candidatos que tiverem o pedido negado poderão apresentar recurso entre 12 e 16 de maio. O resultado sai no dia 22 do mesmo mês.

É importante destacar que o pedido de isenção não garante a participação no exame. Todos os candidatos, isentos ou não, deverão realizar a inscrição para o Enem 2025, em período ainda a ser anunciado pelo MEC.

Cronograma

  • Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
  • Resultado dos pedidos: 12 de maio
  • Período de recursos: 12 a 16 de maio
  • Resultado dos recursos: 22 de maio

Sobre o Enem

Criado há mais de 20 anos, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Seus resultados são utilizados em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, as notas do Enem também são aceitas por instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênio com o Inep, oferecendo aos brasileiros a possibilidade de ingresso facilitado no exterior.

Leia também:

Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem começa nesta segunda

Estudantes de medicina que aparecem em vídeo debochando de paciente se manifestam; veja

O post Estudantes já podem pedir isenção da taxa de inscrição do Enem apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.