Brasília homenageia J. Borges

A Câmara dos Deputados homenageia o cordelista e xilografador pernambucano J. Borges com grande exposição individual no Salão Negro do Congresso Nacional, no período de 23/04 a 06/06, que tem a curadoria de Romildo Gastão. A abertura da exposição contará com a presença de Pablo Borges, filho e um dos herdeiros artísticos de Borges. O evento tem o apoio do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, da FUNDARPE e da Representação do Estado em Brasília.

A exposição será composta de 23 matrizes, 50 xilogravuras em preto e branco e coloridas e 60 folhetos de cordéis, de autoria de J. Borges e de cordéis com capas de sua autoria. A mostra será dividida em núcleos para uma melhor compreensão do público sobre o processo criativo de Borges. Terá o núcleo religiosidade (talvez o mais completo até hoje exibido de Borges), núcleo Sertão, núcleo Povo Nordestino, núcleos clássico e cordéis e o núcleo comercial. Será lançado um belíssimo catálogo bilingue com as obras da exposição e textos do curador, Bené Fonteles e Joaquim de Arruda Falcão, além de postais e um folder.

Leia mais

A relação de J. Borges com Brasília remonta aos anos 1970, quando começou a frequentar a capital, participando de eventos culturais e feiras. Desde então Borges já teve exposição no CCBB Brasília e participou de diversas edições da Feira do Livro de Brasília.

O curador Romildo Gastão afirma que a exposição começou a ser discutida no início de 2024 com J. Borges, para comemorar seus 90 anos de idade e mais de 65 anos de atividades artísticas. Seria uma exposição modesta com aproximadamente 25 obras do artista no pequeno Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados. Com a morte de J. Borges em julho de 2024, o Centro Cultural da Câmara resolveu transferir o evento p o importante Salão Negro do Congresso Nacional, compartilhando o evento com o Senado Federal.

Romildo Gastão diz que que a exposição terá os mais importantes e emblemáticos trabalhos da carreira de J. Borges, versando sobre o dia a dia do povo nordestino, das fábulas, lendas do mundo do realismo fantástico de Borges. A exposição tem o apoio do deputado federal Carlos Veras (PT), primeiro-secretário da Câmara, e da senadora Teresa Leitão (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.