
Aumento, de acordo com o Sebrae-SP, é sustentado pelas micro e pequenas empresas. Em 2019, eram 301 agências; 2024 esse número cresceu para 486. Número de agências de turismo em Campinas cresce 60% em seis anos
O número de agências de turismo em Campinas (SP) aumentou 61,4% nos últimos seis anos, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP). Considerando apenas 2023 e 2024, o crescimento foi de 4,2%.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Em 2019 eram 301 agências, enquanto no ano passado foram contabilizadas 486 no município. O aumento, segundo o Sebrae, é sustentado pelas micro e pequenas empresas, que oferecem propostas diferentes das existentes no mercado aos clientes, como viagens de ecoturismo e cicloturismo.
A Ilha do Mel no Paraná se destaca como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.
Renato Soares
A consultora de negócios do Sebrae-SP Carla Cozer explica que o crescimento do número de agências na cidade também pode estar relacionado ao bom desempenho do setor de viagens corporativas, que registrou um faturamento recorde em 2024, de acordo com dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP).
Carla afirma que essa elevação pode ter estimulado o surgimento de novas agências, especialmente para “atender a demanda crescente por serviços especializados no atendimento a empresas”.
Apesar disso, é preciso considerar que a procura por viagens e pacotes turísticos havia caído bruscamente durante o período da pandemia e o bom momento do setor corporativo contribuiu para a expansão do turismo em Campinas.
🧳 Turismo “fora da caixa”
André Godói fazia passeios e viagens com um grupo de ciclistas como hobby, mas, há oito anos, abriu uma agência de viagens especializadas em cicloturismo. Atualmente, a empresa cresceu e André, que tem dois empregos, contou que dedica 90% de seu tempo para agência, devido a alta demanda.
Outro exemplo de turismo “fora da caixa” é o de Carlos Tozetti. Ele era funcionário de uma agência de viagens e percebeu que havia uma oportunidade de negócios no ramo. Em julho de 2024, Carlos inaugurou sua agência física, onde começou a vender experiências e viagens para destinos considerados incomuns.
Cicloturismo pela praia da Ilha do Amor, em Angra dos Reis (RJ)
Berê Sena
Em vez de oferecer aos clientes uma viagem para a capital do Egito, por exemplo, o empresário busca vender viagens pelo litoral do país com um guia que acompanha os turistas desde a saída do Brasil até o fim da experiência.
“A gente tenta trazer experiências diferentes com propostas bem elaboradas em roteiro, primeiro entendendo o cliente, para oferecer uma coisa que ele não consegue comprar sozinho, pela internet por exemplo”, contou André.
A agência de Tozetti também possui um programa de turismo específico para mulheres que querem viajar sozinhas, no qual elas recebem todo o suporte necessário para realizar essa modalidade de turismo.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas