Por Genivaldo Henrique
Da Folha de Pernambuco
O dia começou cedo com uma paisagem de caos para comerciantes do Mercado da Madalena, Zona Norte do Recife. Eles acordaram com a notícia de um incêndio que atingiu duas operações do ponto na madrugada deste sábado (12). Em conversa com a reportagem, já no início da tarde, os relatos foram de “perda total”.
Uma dessas comerciantes foi Julyana Bezerra, 42 anos. Ela é proprietária de uma loja de aquários e contou à reportagem o desespero que passou ao receber a notícia.
“Logo de madrugada eu recebi vídeos do mercado, como minha loja estava, e vim para cá. Consegui entrar em um momento e foi perda total. Tudo está destruído. Não tem mais aquário, tem mais nada. Agora estou esperando alguma definição”, afirmou.

Leia mais
Outro comerciante que ficou com um grande prejuízo foi Peterson Stanley, 48 anos. Ele é proprietário de uma sapataria e conta que também perdeu tudo no incêndio.
“Estava em casa e vi pelo Instagram a notícia do incêndio. Primeiramente pensei que não tinha a ver com nossa loja, mas vim checar. Cheguei por volta das 1h40, já tinha fogo, mas estava controlado pelos bombeiros”, começou.

“Pela manhã entrei lá, fiz filmagens. O mecânico estava bastante danificado, os eletrodomésticos também, como geladeira e micro-ondas. Não sabemos se atingiu alguma máquina, então estamos aguardando o fim da perícia para saber o que vamos fazer”, continuou.
Carro teria sido foco do incêndio
Conforme apurou a reportagem com alguns comerciantes do local, o motivo o foco do incêndio teria sido um carro, que estava estacionado dentro das limitações do Mercado da Madalena. Ainda não se sabe, no entanto, porque o veículo estava no local.
“O que sabemos é que tem um carro lá dentro que pegou fogo. Quando entramos conseguimos ver ele também. Ainda não passaram algum posicionamento oficial, isso vai ser só com a perícia. Estamos esperando. Na minha loja a perda foi total. Queimou tudo”, afirmou Jaime Medeiros, comerciante de 72 anos.
O Corpo de Bombeiros também chegou ao local na manhã deste sábado. De acordo com alguns comerciantes, ainda existiam pequenos focos de incêndio na área. Funcionários da prefeitura não confirmaram a informação.

Leia menos