O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Emmanuel Fernandes, o Manuca, concedeu entrevista à Rádio Jornal nesta semana, destacando os planos para ampliar o alcance da pasta e fortalecer a qualificação profissional no estado. Empossado no fim de março pela governadora em exercício, Priscila Krause, Manuca reafirmou o compromisso com a geração de oportunidades e a valorização de políticas públicas voltadas ao emprego e ao empreendedorismo.
Durante o programa Debate da Super Manhã, o secretário defendeu a continuidade de iniciativas como o Qualifica PE, além da expansão dos programas Bora Empreender e Bora Empreender Mulher, voltados à oferta de crédito e capacitação para microempreendedores, com foco especial em grupos vulneráveis. “Nosso objetivo é fazer com que os profissionais que estavam invisibilizados voltem ao mercado de trabalho e que aqueles que nunca tiveram uma chance possam conquistar sua primeira oportunidade”, afirmou Manuca, reforçando a importância de uma política inclusiva e regionalizada.
Com experiência como ex-prefeito de Custódia, Manuca destacou ainda a importância da descentralização das ações da secretaria, levando os serviços de qualificação e apoio ao empreendedorismo para o interior do estado. Segundo ele, mais de 110 mil empregos foram gerados em Pernambuco desde 2023, reflexo da estrutura que pretende fortalecer com foco no futuro. “Queremos que o desenvolvimento chegue a todos os cantos”, afirmou o secretário, que também destacou a prioridade dada à empregabilidade feminina e à ampliação da rede da Casa da Trabalhadora.