A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública da Câmara Municipal de Florianópolis promoveu, nesta última quinta-feira (10), uma reunião ampliada para discutir estratégias de modernização da segurança pública na capital, com ênfase na incorporação de soluções tecnológicas e inteligência artificial.
O encontro contou com a participação de representantes da Polícia Militar de Santa Catarina, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros Militar, da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), do SAPIENS Parque, da Fundação CERTI, além de especialistas e outros interessados na temática.
Durante a reunião, foram apresentadas diversas propostas, incluindo a ampliação do videomonitoramento inteligente, com análise em tempo real de comportamentos suspeitos; o uso de reconhecimento facial e leitura automática de placas veiculares; a aplicação de inteligência artificial para policiamento preditivo; e o uso de drones para fiscalização de áreas de difícil acesso. Também foi discutida a criação de plataformas integradas para o compartilhamento de informações entre os diferentes órgãos de segurança.
Florianópolis, reconhecida como um dos principais pólos de inovação tecnológica do Brasil e uma das capitais mais seguras do país, busca aprimorar ainda mais sua segurança pública por meio da adoção de soluções inovadoras e do fortalecimento da integração entre as forças de segurança.
A Diretora da Vertical de Smart Cities da ACATE, Thaís Nahas, apresentou o projeto Livinglab 5G Florianópolis. O projeto busca desafios dentro da Prefeitura Municipal e abre uma chamada pública para que empresas testem tecnologias em diferentes áreas. Apresentamos, hoje, uma solução voltada para a segurança pública, especialmente no combate ao furto de fios, utilizando inteligência artificial e outras tecnologias avançadas. Também estamos testando soluções nas áreas de saneamento e gestão de resíduos, como no caso de resíduos de vidro, explicou Thaís. Ela ressaltou a importância de testar as inovações antes de uma possível contratação, para garantir que as tecnologias estão prontas para serem implementadas.
A vice-prefeita e secretária municipal de segurança, Maryanne Mattos, destacou os avanços já alcançados na segurança pública, mencionando o sucesso da utilização de tecnologia e da integração entre os órgãos de segurança durante o Carnaval. Reforçamos o trabalho contínuo com as equipes de tecnologia e segurança, destacando a importância de superar as barreiras burocráticas para permitir o compartilhamento de tecnologias e estreitar a colaboração com a sociedade civil e empresas privadas, afirmou Maryanne.
Como encaminhamento, o objetivo é aproximar ainda mais as inovações da população e trabalhar na integração das ações de segurança pública.