Tupã envia escorpiões ao Instituto Butantan para produção de soro antiescorpiônico


Mais de 400 escorpiões foram enviados. Município é o único do centro-oeste paulista a enviar animais ao Instituto Butantan. Tupã envia escorpiões vivos ao Butantan para produção de soro
O município de Tupã (SP) enviou ao Instituto Butantan, na capital paulista, 420 escorpiões capturados na cidade para a produção de soro antiescorpiônico. Os animais foram recolhidos pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e encaminhados na última semana.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O veneno desses aracnídeos, como o escorpião amarelo, pode causar sérias complicações à saúde humana. Além de dor intensa no local da picada, ele afeta o sistema nervoso autônomo, responsável pelo controle de funções vitais como respiração e circulação.
Entre os sintomas mais graves estão náuseas, vômitos, dor abdominal, agitação, aumento da pressão arterial, queda de pressão e até choque.
A partir dos escorpiões enviados por Tupã, o Instituto Butantan faz a extração do veneno para produzir o soro antiescorpiônico, único tratamento capaz de neutralizar os efeitos tóxicos. O soro é distribuído a hospitais e unidades de saúde de todo o estado.
Tupã enviou 420 escorpiões ao Instituto Butantan para produção de soro antiescorpiônico
TV TEM/Reprodução
Programa Estadual
Em entrevista à TV TEM, a chefe do setor de Zoonoses de Tupã, Meiriele Cristina Santos, destacou que o município aderiu integralmente ao programa estadual de escorpionismo há cerca de dois anos.
A chefe do setor de Zoonoses de Tupã, Meiriele Cristina Santos, destacou que o município aderiu integralmente ao programa estadual
TV TEM/Reprodução
“Tupã aderiu 100% ao programa. Nós realizamos todo o trabalho: visitas, captura, orientação e finalizamos com o envio das amostras para contribuir com a extração de soro”, explicou.
Ela também alertou sobre o número de acidentes já registrados neste ano de 2025: “No primeiro trimestre do ano passado (2024), tivemos 126 acidentes. Neste ano, já são 112 no mesmo período”, disse.
Referência Regional
Segundo o (CCZ), Tupã é o único município do centro-oeste paulista que participa de forma ativa do programa de coleta e envio de escorpiões ao Butantan.
Somente em 2023, mais de 2 mil exemplares foram encaminhados. A expectativa é ampliar esse número em 2025, fortalecendo o trabalho científico e a prevenir acidentes graves.
O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Rua Paiaquás, número 370, no Centro de Tupã e segue monitorando bairros com maior incidência de escorpiões, realizando vistorias e orientando a população sobre medidas de prevenção.
Os animais foram recolhidos pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e encaminhados ao Instituto Butantan
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.