Policarpo propõe nome de ex-diretor da UFG e maçom para avenida no Setor Jaó

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo, propôs homenagear o professor Licínio Leal Barbosa dando seu nome à Avenida Progresso, localizada no Setor Jaó. Ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (FD/UFG), o advogado faleceu aos 81 anos, no dia 27 de março. Ele também foi um dos principais nomes no desenvolvimento da Maçonaria em Goiás.

Situada ao lado do Palácio Mário Behring — sede da loja maçônica Acácia Itajaiense —, a Avenida Progresso poderá passar a se chamar “Avenida Licínio Leal Barbosa”, caso a mudança seja aprovada.

“Na Maçonaria, fez e escreveu história. Iniciado aos 23 anos de idade, em 8 de junho de 1958, na Loja Roosevelt nº 1, do Oriente de Anápolis, transferiu-se para a Loja Educação e Moral nº 8, nesta capital, em 19 de abril de 1963. Entre seus feitos, destaca-se o Grão-Mestrado, como nono Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, no triênio 1975/1978. Durante sua gestão, redigiu e promulgou a primeira Constituição da instituição; modernizou a gráfica, possibilitando a impressão dos rituais, até então adquiridos da Grande Loja de São Paulo; criou o Boletim Informativo e os manuais do Secretário e do Tesoureiro; mais que dobrou o número de lojas, passando de 41 para 83; visitou cada uma das lojas antigas e novas pelo menos quatro vezes; obteve, junto ao Município, a doação do terreno para a construção do atual Palácio Maçônico, sede da Grande Loja; conseguiu, também por doação, junto ao Município de Aparecida de Goiânia, 30 mil metros quadrados de terreno para a construção do Hospital Maçônico e de um abrigo para idosos; ajudou a fundar a Academia Brasileira de Letras Maçônicas, no Rio de Janeiro, onde ocupou a Cadeira nº 32, e fundou a Academia Goiana Maçônica de Letras, sendo o titular da Cadeira nº 1”, destaca a justificativa do projeto.

Licínio também lecionou tanto na UFG quanto na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Entre 1980 e 1986, foi diretor da Faculdade de Direito da UFG e coordenador do programa de mestrado em Direito. Sua contribuição foi fundamental para a implantação dos cursos de mestrado em Direito Agrário e Ciências Penais na instituição.

Além de sua carreira como educador, atuou como advogado criminalista em importantes processos no estado. Ao longo da vida, publicou mais de 20 obras literárias e teve papel decisivo na formação de juristas no Brasil.

Licínio Leal Barbosa foi uma das figuras mais respeitadas no cenário jurídico e acadêmico de Goiás, com uma trajetória marcante que também incluiu sua colaboração com o Jornal Opção.

O post Policarpo propõe nome de ex-diretor da UFG e maçom para avenida no Setor Jaó apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.