Goiânia agora conta com um novo sistema de videomonitoramento inteligente que já estão instalados em 13 pontos pela cidade. Algumas delas têm o objetivo de identificar motoristas que cometem infrações como usar o celular ao volante, estacionar de forma irregular ou avançar sobre a faixa de pedestres.
Confira a lista de endereços em Goiânia com câmeras que multam por uso de celular:
- Av. T-63 com Av. C-107 (em frente ao Sr. Food Safety);
- Av. T-63 com R. Olavo Bilac (Quadra 10, Lote 42);
- Av. 85 com Av. T-63;
- Av. T-3 com Av. T-10 (próximo ao Shopping);
- Av. T-9 com Av. T-2 (canteiro central, nº 1116);
- R. T-3 com R. T-5 (em frente ao Parque Vaca Brava);
- R. T-66 com R. T-5 (esquina do Epic City Home);
- Av. 85 com Av. T-9 (Praça da Inspiração);
- Av. Assis Chateaubriand com Av. Portugal (entre Villa Náutica e prédio desocupado);
- Av. Assis Chateaubriand com Av. T-7 (próximo à Floricultura Primavera);
- Av. Assis Chateaubriand com Praça Tamandaré (em frente à GP Pneus);
- Av. Mutirão com Av. D (em frente à Padaria Empório);
- Av. Castelo Branco com Av. T-7 (entre Saga Seminovos e Lourenço Office).
Esses equipamentos funcionam 24 horas por dia, com visão 360°, zoom de longo alcance e capacidade de capturar imagens mesmo durante a noite. A expectativa é ampliar a cobertura para 100 pontos monitorados nos próximos meses, além dos radares de velocidade já existentes em Goiânia.
No entanto, a Secretaria de Engenharia de Trânsisto de Goiânia (SET) esclareceu ao Jornal Opção que as penalidades estão sendo aplicadas apenas em locais onde há sinalização adequada, como nos arredores do Parque Vaca Brava.
Os locais que ainda não estão sinalizados corretamente não estão recebendo autuações. A instalação de novas placas de sinalização está em andamento, mas ainda não há previsão de quando todas estarão disponíveis.
Nestes pontos onde não têm sinalização, a SET alega que as câmeras estão sendo utilizadas, por enquanto, para monitoramento de tráfego, além de apoio à segurança pública e viária.
Multas
De acordo com dados repassados pela pasta, na última semana, cerca de 1,1 milhão de veículos passaram pelos radares em funcionamento em toda cidade. Desses, apenas 0,43% foram autuados – cerca de 4 mil infrações.
Ainda conforme a SET, foram registradas 1.700 infrações na região do Vaca Brava, sendo 673 relacionadas ao uso do celular ao volante [uma média de 80 por dia]. As demais envolvem estacionamento irregular, excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e invasão de faixa exclusiva, entre outras.
A Prefeitura reforça que o objetivo principal da fiscalização não é punir, mas garantir segurança no trânsito e educar os condutores.
Leia também:
- Goiânia inaugura “onda verde” nas avenidas Castelo Branco e Jamel Cecílio
- Nos últimos 10 anos, velocidade do trânsito em Goiânia diminuiu mais de 40%
O post Câmeras: veja os 13 pontos que já contam com o videomonitoramento em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.