Ação de saúde no rio Erepecuru, em Oriximiná, encerra com 100% de exames negativos para malária


Além dos exames, 100 mosquiteiros impregnados com inseticida foram distribuídos e instalados nas residências dessas localidades, ampliando a proteção contra o mosquito transmissor da malária. 100% dos exames realizados na ação do Erepecuru tiveram resultado negativo para malária
Ascom Semsa / Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Oriximiná, oeste do Pará, realizou uma ampla ação de prevenção à malária e à raiva animal em comunidades da região do rio Erepecuru. As localidades atendidas pela ação foram: Cachoeira da Pancada, Teodomiro, Espírito Santo, São Joaquim, Lago Araçá, São João, Jauari, Jamaru, Varre Vento, Boa Vista, Ariramba, Santa Rita, Capimtubinha e Castanho.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A campanha, que envolveu testagem rápida e por gota espessa, vacinação em animais e distribuição de mosquiteiros, resultou em 145 exames negativos para malária, reforçando os avanços no controle da doença no município, o que confirma a eficácia das medidas preventivas adotadas anteriormente e a baixa circulação do Plasmodium, parasita causador da doença.
“A ausência de casos positivos de malária nas comunidades do rio Erepecuru reforça o impacto positivo das estratégias de prevenção adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Oriximiná. A combinação de testagens, vacinação e proteção individual com mosquiteiros tem se mostrado eficaz no enfrentamento às doenças tropicais que afetam a região. Nosso governo buscará manter o controle epidemiológico e proteger a saúde da população, especialmente em áreas de difícil acesso”, declarou a secretária de Saúde, Rayane Souza.
Mosquiteiros impregnados de inseticida foram distribuídos nas comunidades do Erepecuru
Ascom Semsa / Divulgação
Além dos exames, 100 mosquiteiros impregnados com inseticida foram distribuídos e instalados nas residências dessas localidades, ampliando a proteção contra o mosquito transmissor da malária. A ação também contemplou a vacinação antirrábica animal. Ao todo, foram imunizados 435 cães e 40 gatos, totalizando 475 animais vacinados em todas as 14 comunidades. A vacinação tem como objetivo prevenir a raiva, doença viral grave que pode ser transmitida dos animais para os humanos.
Panorama epidemiológico
Segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (SIVEP-Malária), o município de Oriximiná apresentou uma queda significativa no número de casos de malária no comparativo entre os primeiros trimestres de 2024 e 2025.
Entre janeiro e março de 2024, foram realizados 533 exames, com 82 casos positivos e 78 autóctones (Pessoa que nasceu na região ou no território em que habita). Já no mesmo período de 2025, foram realizados 359 exames, com 49 casos positivos e 47 autóctones, uma redução de 40% no total de casos confirmados. Os números da região do rio Erepecuru, onde não foi registrado nenhum caso durante a ação mais recente, contribuem para esse cenário de melhoria.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.