
Delegacias de Defesa da Mulher de Araçatuba e São José do Rio Preto funcionam 24 horas desde março. Delegado destaca acolhimento especializado para as mulheres. DDMs de Araçatuba e Rio Preto completam 1 mês de funcionamento 24 horas
As Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) de Araçatuba (SP) e São José do Rio Preto (SP) completaram um mês de funcionamento em regime de plantão 24 horas na terça-feira (8) . A mudança, anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo no Dia Internacional da Mulher, visa oferecer atendimento contínuo e especializado a vítimas de violência doméstica e familiar em qualquer dia ou horário.
Delegacias de Defesa da Mulher de Rio Preto (SP)
João Selare/TV TEM
Em Araçatuba, o balanço do primeiro mês de plantão ininterrupto contabiliza 165 boletins de ocorrência registrados, incluindo 11 flagrantes e 71 pedidos de medidas protetivas. Só no último fim de semana, 19 mulheres procuraram atendimento na DDM da cidade, onde 10 delas solicitaram proteção judicial e três resultaram em prisões em flagrante.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Já em São José do Rio Preto, os números indicam 144 boletins, 21 prisões em flagrante e 50 medidas protetivas requeridas durante o mesmo período.
Para o delegado seccional de Araçatuba, Getúlio Silvio Nardo, os números confirmam uma demanda que já existia e tendem a crescer com o novo formato de plantão. “É um aumento esperado. Esse número alto de ocorrências já vinha mesmo sem a DDM 24 horas. A mulher se sente mais acolhida quando procura a delegacia especializada”, explica.
Ainda segundo o delegado, a estrutura oferecida pelas DDMs, com espaço reservado, equipe especializada e possibilidade de acionar a rede de apoio, faz com que as vítimas se sintam mais seguras.
“Se ela precisar de um psicólogo, de uma medida protetiva de urgência, ou até de acompanhamento até sua casa, ela vai encontrar esse apoio”, completa.
Apesar da ligeira alta no número de registros em relação ao mesmo período do ano passado, 165 casos em 2025 contra 151 em 2024, a avaliação da Polícia Civil é positiva. “A curto prazo, não sentimos uma mudança expressiva de comportamento da população, mas a tendência é que, com a divulgação, mais mulheres procurem a DDM. O espaço é adequado e há maior preservação da intimidade das vítimas”, informou a corporação em nota.
O plantão 24 horas já está disponível em todas as regiões do estado. Em Araçatuba, a DDM funciona na Rua Cussy de Almeida Júnior, 1167. Já em São José do Rio Preto, o atendimento é feito na Rua Floriano Peixoto, 2880.
O serviço também opera aos finais de semana e feriados, períodos em que, segundo a própria Polícia Civil, há um aumento significativo nas ocorrências. A orientação é clara: mulheres que se sentirem ameaçadas ou em situação de violência devem procurar ajuda imediatamente.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM