O Centro de Psicologia da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG) está com inscrições abertas para psicoterapia gratuita de adultos e crianças. O processo de cadastro acontece entre os dias 7 e 11 de abril de 2025, de forma exclusivamente presencial, no Centro de Psicologia localizado no Campus Colemar Natal e Silva, em Goiânia. Serão oferecidas 100 vagas para adultos, com idade a partir de 18 anos, e 50 vagas para crianças entre 5 e 11 anos. Os atendimentos ocorrerão ao longo do ano, conforme a disponibilidade de vagas.
As inscrições deverão ser feitas pessoalmente, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e o atendimento será feito por ordem de inscrição. A cooperação do centro ressalta que a inscrição não garante a realização do atendimento, mas é o único meio de acesso à psicoterapia oferecido no local. O serviço é gratuito e direcionado prioritariamente para pessoas de baixa renda.
A coordenadora do Centro de Psicologia da UFG, Maíra Lopes Almeida, destaca que a psicoterapia tem um papel fundamental na escuta e acolhimento do sofrimento emocional. Segundo ela, a saúde mental é impactada por múltiplos fatores — biológicos, sociais, políticos, econômicos e psicológicos —, a psicoterapia é um espaço seguro para que o indivíduo possa expressar suas dores e desenvolver novas formas de enfrentamento.
Maíra explica que o processo terapêutico promove a escuta ativa e ajuda o paciente a encontrar estratégias para lidar com emoções difíceis. A construção da terapia é feita em conjunto com o terapeuta, permitindo que cada pessoa ressignifique suas experiências e enfrente desafios com mais recursos emocionais.
A coordenadora também ressalta a receptividade da população. De acordo com ela, sempre que o centro abre inscrições, há grande procura pelo serviço. Apesar de algumas resistências ao longo do processo, os pacientes que iniciam o atendimento costumam apresentar envolvimento e comprometimento com a psicoterapia.
O Centro de Psicologia da UFG foi criado em 2010 com o objetivo de oferecer atendimento clínico gratuito à população, especialmente para quem não tem condições financeiras de arcar com esse tipo de serviço. Os atendimentos são realizados por estagiários do curso de Psicologia, sob supervisão de professores especializados. Periodicamente, o centro abre novos períodos de inscrição, cumprindo o compromisso da universidade com a sua função social.

- Leia também: “Psicoterapia não é para apagar incêndio”: especialistas falam sobre adoecimento e saúde mental
O post Centro de Psicologia da UFG oferta vagas para psicoterapia gratuita apareceu primeiro em Jornal Opção.