Entenda porque a China desistiu de acordo sobre TikTok por causa das tarifas dos EUA

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo, 6, que a China desistiu de um possível acordo envolvido na venda do TikTok devido às tarifas adicionais impostas por Washington sobre as chinesas na última semana. Segundo ele, as medidas tarifárias influenciaram diretamente na mudança de postura de Pequim.

Na última sexta-feira, 4, Trump havia estendido o prazo para que o TikTok encontrasse um comprador não chinês, evitando assim a concessão do aplicativo nos Estados Unidos. O novo prazo é de 75 dias, um dia após o governo norte-americano anunciar a imposição de tarifas extras de 34% sobre todos os produtos importados da China.

“Tínhamos um acordo, mais ou menos para o TikTok — não um acordo formal, mas fomos bem próximos — e a China recuperou por causa das tarifas”, declarou Trump. “Se eu oferecersse um pequeno desconto nas tarifas, eles aprovariam esse acordo em 15 minutos. Isso mostra o poder que temos.”

O TikTok, plataforma popular de vídeos curtos com mais de 170 milhões de usuários nos EUA, é alvo de uma legislação aprovada em 2024 que exige que a empresa se desvincule de sua controladora chinesa, a ByteDance, sob risco de ser banida do país. O governo Trump já havia informações preliminares sobre essa separação anterior, e agora volta ao centro de discussão.

A ByteDance confirmou que está em negociações com autoridades dos Estados Unidos para tentar encontrar uma solução que evite o fechamento do TikTok no país, mas alertou que ainda existem “questões-chave a serem resolvidas”. A empresa também informou que nenhum acordo foi assinado até o momento e que qualquer decisão dependerá de aprovações regulatórias.

O post Entenda porque a China desistiu de acordo sobre TikTok por causa das tarifas dos EUA apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.