São José supera metas de vacinação e se destaca em imunização no Estado

A Saúde de São José alcançou um marco importante em janeiro deste ano. O município conquistou resultados expressivos na cobertura vacinal da população, superando as metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para diversos imunizantes. De acordo com a OMS, a cobertura ideal para garantir o controle de doenças e surtos deve ultrapassar os 90%. São José não apenas alcançou essa meta, como ultrapassou 100% de cobertura em boa parte das vacinas recomendadas no calendário nacional.

Entre as estratégias adotadas estão a busca ativa de faltosos pelas unidades básicas, a ampliação do período de análise das cadernetas vacinais via QR Code, e o investimento na qualificação e informatização dos dados vacinais, permitindo melhor rastreabilidade, agilidade e precisão nas informações de imunização da população.

Para o prefeito Orvino Coelho de Ávila, esse resultado é reflexo de um trabalho sério e contínuo dos profissionais da saúde do Município. “Em São José, investimos na prevenção porque entendemos que cuidar das pessoas é garantir um futuro mais saudável para todos. Estamos muito orgulhosos por sermos referência e vamos seguir firmes nesse propósito de oferecer sempre o melhor para a nossa população.”

“Atingir esse nível de cobertura vacinal é uma conquista coletiva e mostra o comprometimento das equipes de saúde. A meta de 90% é definida com base no número de pessoas que fazem parte do público-alvo de cada vacina. Quando esse percentual é ultrapassado, significa que mais pessoas do que o esperado foram vacinadas, o que reforça a confiança da população no serviço de imunização oferecido pelo Município”, destaca a secretária de Saúde, Sinara Simioni.

A alta adesão às campanhas também reflete o investimento em ações de sensibilização da população e o empenho dos profissionais que atuam diretamente nas unidades, nas escolas e em visitas domiciliares. A cidade, que tem se consolidado como referência em diversas áreas da gestão pública, mostra que o cuidado com a saúde começa pela prevenção.

O município reforça a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada em todas as idades. As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, conforme o horário de funcionamento de cada unidade. Quem não consegue ir durante o dia, dez UBS permanecem abertas até às 22h: Bela Vista, Campinas, Roçado, Fazenda Santo Antônio, Forquilhinha, Vila Formosa, Serraria, Areias, Ipiranga e Luar.

Para mais informações sobre os imunizantes disponíveis e grupos prioritários, a população pode acessar o site da Prefeitura de São José ou procurar a UBS mais próxima.

Entre os destaques estão:

  • Pólio Injetável: 115%
  • Febre Amarela: 112%
  • Poliomielite Oral: 111%
  • Pneumo 10: 109%
  • Pentavalente, DTP, Hepatite B e DPTa Adulto: todas com 107%
  • Meningo C: 102%
  • Tríplice Viral 1ª Dose: 102%
  • Rotavírus: 107%
  • Hepatite A Infantil: 98%
  • Meningo C 1º Reforço: 96%
Adicionar aos favoritos o Link permanente.